Resumo

O presente estudo insere-se na temática "formação profissional" e aborda, especificamente, a organização do processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de Educação Física. Seu objetivo é analisar a dinâmica interna e os traços essenciais do trabalho pedagógico na produção e apropriação do conhecimento, a partir das manifestações das contradições no interior do Curso de Educação Física. Como indicadoras de contradições na organização do processo de trabalho pedagógico, apontamos as dicotomias entre "teoria e prática" e a desqualificação do coletivo de trabalhadores no processo de qualificação acadêmica, quando da corporificação de mecanismos que correspondem à forma capitalista de organização do trabalho. Como procedimento geral de pesquisa procuramos, a partir de dados empíricos articular os níveis macro e microestruturais buscando explicar as inter-relações de fatores internos (próprios ao processo pedagógico) e externos (inerentes ao modo de produção capitalista). O âmbito de coleta de dados foi o curso de graduação de Educação Física da UNICAMP envolvendo fontes documentais, entrevistas e observação de aulas. Concluímos que as relações estabelecidas no processo de trabalho pedagógico e na produção e apropriação do conhecimento favorecem a legitimação das relações sociais vigentes no modo capitalista de produção. Como possibilidades essenciais, apontamos a construção de uma base comum, com novos eixos curriculares, inseridos num projeto político-pedagógico que aponte para a unidade metodológica, a auto-organização dos alunos e o trabalho cooperativo na produção do conhecimento, viabilizando a indissociabilidade entre teoria e prática. 

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