Resumo

Introdução: Os professores trazem consigo, além dos conhecimentos adquiridos sobre diferentes formações iniciais e continuadas, um legado de inúmeras culturas e experiências pessoais e profissionais para redimensionar a construção da sua prática pedagógica. Com a inclusão escolar não é diferente, pois essas individualidades fazem o professor possuir bagagem de conhecimento para lidar com as diferenças, verificando as potencialidades dos indivíduos. Desta forma, as experiências com treinamento paradesportivo podem ser um dos legados que os docentes contemplam na sua prática pedagógica configurando uma experiência com pessoas deficientes fora do ambiente escolar. Objetivo: Identificar as experiências dos professores com o treinamento paradesportivo como facilitadoras na condução das aulas de Educação Física no ambiente escolar inclusivo. Metodologia: Participaram voluntariamente desta investigação descritiva 30 professores de Educação Física que possuem pelo menos um aluno com deficiência nas turmas que atua na escola. Aplicou-se um questionário especialmente construído e validado para o estudo contendo questões abertas e fechadas onde os resultados foram analisados no software Nvivo versão 9. Ressalta-se que a pesquisa foi encaminhada ao CEPSH respeitando todos os procedimentos éticos legais. Resultados: Dos 30 docentes investigados, sete afirmaram terem tido contato com paradesporto e evidenciaram que suas experiências em treinamento paradesportivo trouxe um diferencial para sua prática escolar docente. Destacam que com estas experiências, conseguem transferir para as aulas de Educação Física, novas possibilidades de atividade esportiva, visto que muitos destes docentes ainda trabalham com aulas voltadas para o ensino de modalidades esportivas coletivas. Conclusões: Apesar de serem poucos àqueles professores que trabalharam com paradesporto, as experiências advindas de trabalho com treinamento paradesportivo facilita a condução da aula de Educação Física numa turma que possui aluno com deficiência e proporciona um leque de oportunidades para ampliar os conhecimentos dos discentes, sejam eles deficientes ou não, fortalecendo ações inclusivas no que tange aos objetivos traçados.