Resumo

O debate em torno da formação de professores de Educação Física (EF) busca maiores compreensões sobre a função desse componente curricular no campo educativo e as relações dos agentes sociais que interagem entre si (universidade, professores, alunos, pais, escola), de modo que os desafios que envolvem os ditames da prática profissional sejam superados (RUFINO; SOUZA NETO, 2021). À vista disso, esse estudo possui como objetivo analisar a formação inicial nos cursos de Licenciatura em Educação Física nos Institutos Federais (IFs) do Brasil, tendo como eixo central as problemáticas que envolvem a cultura corporal. As inquietações sobre como está sendo constituída a formação nos IFs são justificadas pela escassez de estudos que mencionem o cenário da EF como objeto central de investigação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, documental e exploratória, realizada nos IFs do Brasil. A investigação ocorreu através do site do Ministério da Educação (e-Mec), com vista a identificação dos institutos que ofertam o curso de licenciatura em EF. Foram identificados 11 IFs em 14 campi. Em seguida, buscou-se nas plataformas digitais das instituições o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPCs), os quais foram analisados por meio de uma leitura na íntegra. Salienta-se que este estudo é um recorte de uma pesquisa em andamento, na qual será analisado de forma ampla todas as disciplinas contempladas nos PPCs citados anteriormente, para além da categoria da cultura corporal de movimento.

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