A formação esportiva para o programa bolsa atleta: análise sobre os atletas contemplados em 2022
Por Kaio Julio Zamboni (Autor), João Victor Moretti De Souza (Autor), Fernando Renato Cavichiolli (Autor), Fernando Marinho Mezzadri (Autor).
Resumo
o Programa Bolsa Atleta é considerado uma das políticas públicas do esporte mais importantes do Brasil, tendo beneficiado 29.922 atletas com 80.983 bolsas, em um investimento que superou R$ 1.3 bilhão entre 2005 e 2021 (Moretti, 2021). Ele surge com a prerrogativa de garantir o benefício financeiro aos atletas contemplados, em função dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal, tratando-se de uma forma de patrocínio direto (Brasil, 2004). No Brasil, o apoio a atletas de alto rendimento é um direito institucionalizado desde o final da década de 1980, por meio da promulgação da Constituição da República de 1988. Quanto aos processos de formação do atleta, caracterizado pela aquisição dos conhecimentos esportivos iniciais e seu aperfeiçoamento para aplicação em contextos de competição (Brasil, 2015), o fomento só passou a ser institucionalizado como um direito por meio da Lei nº 13.155/2015, que incluiu o desporto de formação à resolução da Lei nº 9.615/1998, conhecida como Lei Pelé. Objetivo: diante da conjectura apresentada, este estudo teve o objetivo de caracterizar o processo de formação dos atletas contemplados pelo Programa Bolsa Atleta no ano de 2022, buscando compreender a influência das ações da rede pública, dos clubes e associações e das empresas privadas nesse processo. Metodologia: trata-se de um trabalho descritivo, com abordagem qualitativa, que reuniu dados sobre o perfil do atleta, sua participação em programas de fomento, seus meios de financiamento e as entidades que representou durante seu processo de formação no esporte. O questionário foi composto por 12 questões, enviadas para os 6.767 atletas contemplados com o Programa Bolsa Atleta no ano de 2022.