Resumo

Este trabalho teve o objetivo de analisar e diagnosticar os avanços e as possibilidades que as produções científicas voltadas para educação física escolar brasileira, após o movimento renovador, têm apresentado, no sentido de contribuir com o processo de formação humana com vistas à emancipação, tendo como referência os textos do Jovem Marx (45/46). A fim de alcançar os objetivos propostos deste estudo depreendeu-se a necessidade dos capítulos 1 e 2, com a finalidade de dar suporte a seleção e análise das produções e em seguida foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica, considerando como fonte de pesquisa a produção acadêmica vinculada pelo CBCE relacionadas à educação física escolar, publicados de 1990 a 2014, na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE); de 2009 a 2013, nos Cadernos de Formação da RBCE e de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013, no Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola dos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). Os resultados encontrados nas produções mapeadas de certo modo demonstram que nossa hipótese inicial, qual seja: de que a defesa de uma educação física escolar comprometida e revolucionária deixou de encontrar sustentação, tendo em vista que, das produções pesquisadas, de um total de 529 artigos, apenas 9 possuem base materialista histórica com elaborações inspiradas nas obras marxianas, isto é, elaborações do próprio Marx. Conclui-se que a disputa contra-hegemônica se faz presente no âmbito do CBCE, ainda que de forma bem incipiente diante das contradições e circunstâncias apresentadas neste estudo. Entende-se por este estudo não o fim de um processo dado com a titulação de mestrado acadêmico, não somente um compromisso com a ciência e o desenvolvimento humano, mas também com a continuidade deste movimento em busca de uma vida dotada de sentido, de uma formação humana, omnilateral, pela superação das condições que oprimem o ser, no horizonte de outra sociedade possível e tão necessária. 

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