A Formação Inicial de Professores de Educação Física Acerca da Inclusão: Um Estudo Diagnóstico no Chile

Por: Edison Duarte, Jaime Pacheco e Maria Luíza Tanure Alves.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.31 - n.3 - 2017

Send to Kindle


.Resumo

Atualmente a presença do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física já e uma realidade, exigindo a formação do professor de forma sólida e consonante com os princípios inclusivos. O objetivo do estudo é investigar a formação inicial de professores de Educação Física em Universidades Chilenas. Participaram do estudo 16 docentes responsáveis pelas disciplinas de Educação Física Adaptada nas Universidades públicas e privadas do Chile. Foram aplicados questionários para análise dos conceitos e abordagens utilizados pelos docentes para formação do professor de Educação Física para inclusão. Os questionários foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. A formação do professor de Educação Física está consonante com os princípios da inclusão. Porém, este processo ainda encontra muitas barreiras, onde há maior necessidade de vinculação com o conhecimento científico e a pesquisa, bem como utilização de abordagens mais próximas do cotidiano escolar.

Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148568

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.