A formação inicial de professores de educação física em contexto: tornando-se professora no programa residência pedagógica
Por Leandro Araujo de Sousa (Autor), Maria Vanusa Sousa Melo (Autor), Thaidys da Conceição Lima do Monte (Autor), José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor).
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as experiências pedagógicas dos estudantes da Licenciatura em Educação Física do IFCE no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Participaram da pesquisa dez estudantes do gênero feminino do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição Federal de Ensino do Ceará, que atuaram pelo programa em três escolas de Ensino Médio. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise temática, com o auxílio do programa Iramuteq. A análise dos resultados revelou as contribuições do programa na formação das estudantes no que diz respeito ao uso de metodologias inovadoras e tecnologias no ensino, que favoreceram o engajamento dos estudantes. Também estimulou a reflexão sobre o planejamento pedagógico, evidenciando a necessidade de adaptar os critérios avaliativos às realidades dos alunos.