A formação inicial e a atuação do profissional de educação física no contexto de saúde coletiva

Por Lucas Vitor Baumgärtner (Autor), Marcia Regina Selpa Heinzle (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2022 . páginas 25 - 38

Resumo

Em 2008, a Portaria nº 154, de 24 de janeiro, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)3 (BRASIL, 2008), que são constituídos São exemplos de ações desenvolvidas pelos seus profissionais: atos de apoio, como discussão de casos, interconsultas, intersetoriais, educação permanente, de prevenção de doenças e promoção da saúde (BRASIL, 2012). A Portaria nº 154/2008 foi o primeiro documento da União que declara a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na área da saúde. Inicialmente e até os dias de hoje, a função do PEF, dentro da saúde pública, era de prevenir doenças e promover a saúde por meio de Práticas Corporais e Atividades Físicas (PCAF)4 . “Muitas discussões e reflexões têm permeado temas relacionados à ampliação das políticas públicas de saúde no Brasil por meio da inclusão de PCAF” (SCABAR; PELICIONI; PELICIONI, 2012, p. 411). Assim sendo, percebe-se que o campo de atuação do PEF é vasto, sendo a sua inserção recente no NASF. Contudo, por fazer parte da rede de Atenção Básica (AB), ele pode atuar no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em ambulatórios especializados, nas academias da saúde, entre outros serviços oferecidos pela AB (BRASIL, 2012). Um documento norteador e primário que aborda as ações do PEF é o chamado Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família, publicado em 2009 pelo Ministério da Saúde (MS). Ele ressalta a importância da interação com a cultura que advém da transcendência de se construírem O presente estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e sua aprovação se deu por meio do CAAE nº 25986519.1.0000.5370. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois buscou-se compreender como e por que certos fenômenos acontecem, além de entender os microprocessos desenvolvidos em determinados grupos. Esse tipo de pesquisa desenvolve papel fundamental na significação de crenças, atitudes, valores, motivos e aspirações que correspondem ao espaço mais profundo das relações sociais (MINAYO, 2001).