Integra

O Brasil é visto como o maior formador de jogadores talentosos no futebol. Grande parte dos nossos principais jogadores, antes de atingir um destaque mundial, participaram de competições continentais e mundiais de categorias menores, como o sub-20 e o sub-17. Desde 1988, a seleção brasileira de futebol masculino sub-20 conquistou, em 11 edições do Campeonato Sul-americano da categoria, sete primeiros e 3 segundos lugares. Entretanto, no mesmo período, em 11 edições do campeonato mundial da categoria foram conquistados dois primeiros e três segundos lugares. Estes resultados sinalizam um amplo domínio sul-americano, sendo que não apresentamos os mesmos resultados em um contexto mundial. Diante deste cenário, torna-se importante a investigação de temas defendidos por autores como determinantes para a obtenção de um desempenho de alto nível. Entre eles, podemos destacar os processos de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos, o planejamento de um treinamento a longo prazo, a metodologia de ensino e treinamento do futebol, além de outros. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito das publicações que abordem e discutam estes temas, apresentando o que são e como devem acontecer os processos de identificação, seleção e promoção de talentos esportivos, o planejamento de um treinamento a longo prazo e as metodologias de ensino e treinamento do futebol mais eficazes. Os resultados sugerem que essas temáticas são complexas, inter-relacionadas, necessitam de um suporte científico, além de um planejamento estratégico de como o processo de treinamento a longo prazo deverá acontecer, considerando os fatores apresentados pela literatura como determinantes para a obtenção de um desempenho de alto nível. Por fim, novos estudos são necessários para que se possa investigar como esse processo acontece nos clubes formadores de jogadores de futebol, verificando se, no planejamento e desenvolvimento do treinamento a longo prazo, temas como os que estão presentes neste estudo são considerados.