Resumo


Este estudo objetivou discutir a educação oferecida aos meninos no início do século XX pela Academia de Comércio de Juiz de Fora/MG, uma instituição católica. Especificamente, analisar a formação da masculinidade pretendida pela instituição no momento de efetivação do sistema capitalista e da crise modernista da Igreja Católica. Ao determos o foco para a formação de meninos e homens, consideramos que o processo de construção de gênero, raça e classe se dão de forma multifacetada. A política educacional visava adequar a escola particular ao modelo oligárquico, pois o entendia como núcleo de reprodução cultural das classes mais ricas; na ideologia católica, a moral e a religiosidade eram pontos chave de sua educação. Utilizamos anuários e estatutos do colégio para situar o contexto escolar. No período analisado as práticas educativas da instituição foram consideradas importantes à educação Mineira. Este estudo objetivou discutir a educação oferecida aos meninos no início do século XX pela Academia de Comércio de Juiz de Fora/MG, uma instituição católica. Especificamente, analisar a formação da masculinidade pretendida pela instituição no momento de efetivação do sistema capitalista e da crise modernista da Igreja Católica. Ao determos o foco para a formação de meninos e homens, consideramos que o processo de construção de gênero, raça e classe se dão de forma multifacetada. A política educacional visava adequar a escola particular ao modelo oligárquico, pois o entendia como núcleo de reprodução cultural das classes mais ricas; na ideologia católica, a moral e a religiosidade eram pontos chave de sua educação. Utilizamos anuários e estatutos do colégio para situar o contexto escolar. No período analisado as práticas educativas da instituição foram consideradas importantes à educação Mineira. Este estudo objetivou discutir a educação oferecida aos meninos no início do século XX pela Academia de Comércio de Juiz de Fora/MG, uma instituição católica. Especificamente, analisar a formação da masculinidade pretendida pela instituição no momento de efetivação do sistema capitalista e da crise modernista da Igreja Católica. Ao determos o foco para a formação de meninos e homens, consideramos que o processo de construção de gênero, raça e classe se dão de forma multifacetada. A política educacional visava adequar a escola particular ao modelo oligárquico, pois o entendia como núcleo de reprodução cultural das classes mais ricas; na ideologia católica, a moral e a religiosidade eram pontos chave de sua educação. Utilizamos anuários e estatutos do colégio para situar o contexto escolar. No período analisado as práticas educativas da instituição foram consideradas importantes à educação Mineira.