Resumo

Este trabalho convida a pensar sobre a formação para a pesquisa em Educação Física (EF) numa relação dialética de saberes e subjetividades. Ao deparar-se com a situação-limite relativa à formação para a pesquisa, a qual se encontrava espelhada na dificuldade de tessitura do TCC no Curso de Licenciatura em Educação Física (CLEF) em todo o Brasil, notadamente no IFCE de Canindé, toma-se como mote para delinear essa investigação a necessidade de buscar propositivas que (re) orientassem esta formação, na perspectiva de estreitar a relação pesquisa e ensino cuja trajetória produzisse uma experiência formadora. O objetivo geral foi analisar a experiência do curso Con-vivências como (auto)formadora para a pesquisa de licenciandos em EF. Nesse sentido, investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação materializada pelo curso Convivências, constituído por seis licenciandos (aretês) do CLEF do IFCE Campus Canindé (sujeitos-atores) nessa investigação. Conforme apreensão e análise interpretativa do corpus elucida-se que entre os maiores dilemas dos aretês na tessitura do trabalho monográfico foram: o processo de delimitação do objeto de estudo no que tange a escolha do tema (35 conversações); a apreensão das normas da ABNT, no contexto da feitura das citações (29 conversações); a revisão de literatura pautando-se sobre a constituição da fundamentação teórica (15 conversações) e a definição do campo metodológico, em especial a caracterização da população e amostra (07 conversações). É importante enaltecer que todos os aretês concluíram seus TCC""

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