Resumo

O artigo objetivou compreender e analisar as representações de treinadores de basquetebol no que diz respeito às fontes de conhecimento necessárias para a atuação profissional. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e vídeo. A amostra incluiu seis treinadores da liga ouro da Copa Espírito Santo de basquete. Os resultados evidenciaram a valorização das experiências anteriores como atletas, a formação inicial em Educação Física, a interação com outros profissionais, os cursos específicos e as mídias online como fontes de aprendizado. Realça-se a importância da formação continuada integrando teoria e prática, sugerindo a necessidade de mais cursos de especialização em basquetebol para complementar a formação inicial, assim como, que a formação dos treinadores deve ir além da vivência esportiva, integrando conhecimentos técnicos, científicos e pedagógicos.

REFERÊNCIAS

AYALA-ZULUAGA, C. F.; AGUIRRE-LOAIZA, H. H.; RAMOS-BERMÚDEZ, S. Formación académica y experiencia deportiva de los entrenadores suramericanos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 37, n. 4, p. 367-375, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENTO-SOARES, D.; MARCONI SCHIAVON, L. Reflexões sobre a formação de treinadores/as à luz da teoria histórico-cultural. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, p. e70462, 2022.

BOECK, R. S.; RIBAS, S.; CASTRO, H. O.; MIZOGUCHI, M. V.; MAZZARDO, T.; ABURACHID, L. M. C. The training trajectory of Brazilian athletics coaches considering their evolutionary context. Retos, Jaén/Espanha, v. 52, p. 323-332, 2024.

BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; MILISTETD, M.; GALATTI, L.; VIEIRA, J. A formação profissional para treinadores de surf no Brasil. In: NASCIMENTO, J. V.; SOUZA, E. R.; RAMOS, V.; ROCHA, J. C. S. (org.). Educação física e esporte: convergindo para novos caminhos... Florianópolis: Editora da UDESC, 2015. p. 357-382.

CARVALHO, H. N.; OLIVEIRA JUNIOR, G. L.; FROSSARD, M. L.; SANTOS, W.; GAMA, J. C. F. Formação e atuação com o esporte: um estudo com treinadores de basquete do Brasil e dos Estados Unidos. In: GAMA, J. C. F.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. (org.). Formação para o esporte e formação esportiva: diálogos internacionais. Curitiba: Editora Appris, 2023. p. 73-86.

CIAMPOLINI, V.; CIAMPOLINI, V.; MILISTETD, M.; BRASIL, V. Z.; NASCIMENTO, J. V. Estratégias de ensino adotadas em programas de formação de treina- dores: análise das publicações entre 2009 e 2015. Journal of Physical Education, Maringá, v. 30, n. 1, p. 1-14, 2019.

CUNHA, L. D.; RODRIGUES, H. A.; GALATTI, L. R.; HUNGER, D. A. C. F. O local de trabalho como potencializador na formação de treinadores de basquetebol. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1-17, 2021.

CUSHION, C.; ARMOUR, K.; JONES, R. Coach education and continuing professional development: experience and learning to coach. Quest, v. 55, p. 215-230, 2003.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.

FURTADO, H. L.; GOULART, A. W.; WELTER, D. Treinadores de futebol no Brasil: indícios preliminares sobre formação e carreira. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 11, n. 42, p. 150-159, fev. 2019.

GALATTI, L. R.; CÔTÉ, J.; REVERDITO, R. S.; ALLAN, V.; SEOANE, A. M.; PAES, R. R. Fostering elite athlete development and recreational sport participation: a successful club environment. Motricidade, Vila Real/Portugal, v. 12, n. 3, p. 20-31, mar. 2016a.

GALATTI, L. R.; SCAGLIA, A. J.; BETTEGA, O. B.; PAES, R. R. Coaches’ perceptions of youth players’ development in a professional soccer club in Brazil: paradoxes between the game and those who play. Sports Coaching Review, v. 5, n. 2, p. 174-185, jul. 2016b.

GALATTI, L. R.; BETTEGA, O. B.; PAES, R. R.; REVERTIDO, R. S.; SEOANE, A. M.; SCAGLIA, A. J. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 639-654, jul./set. 2017.

GALATTI, L. R.; SANTOS, Y. Y. S.; KORSAKAS, P. A coach developers’ narrative on scaffolding a learner-centred coaching course in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 6, n. 3, p. 339-348, 2019.

GAMA, J. C. F.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. Formação para o esporte e formação esportiva: diálogos internacionais. Curitiba: Editora Appris, 2023.

GARGANTA, J. Idéias e competências para “pilotar” o jogo de futebol. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSON, R. (org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 313-326.

GARGANTA, J. Trends of tactical performance analysis in team sports: bridging the gap between research, training and competition. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 9, n. 1, p. 81-89, 2009.

GONZALEZ, F. J. O estudo do esporte na formação superior em educação física: construindo novos horizontes. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 213-229, 2004.

ISAZA GÓMEZ, G. D.; GONZÁLEZ HERNÁNDEZ, E; RENGIFO CRUZ, R; GONZÁLEZ ARANGO, L. F. Programas de formación superior en el campo de la educación física, el deporte y áreas afines en cuatro países de América Latina: Perfiles profesionales y desafíos. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, v. 15, n. 1, p. 111-129, 2019.

JARVIS, P. Aprendizagem humana: implícita e explícita. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 809-825, jul./set. 2015.

LEMYRE, F.; TRUDEL, P.; DURAND-BUSH, N. How youth-sport coaches learn to coach. The Sport Psychologist, v. 21, n. 2, p. 191-209, jun. 2007.

MARTINS, P.; ROSADO, A. The training of Olympic wrestling coaches: study of the sources of knowledge and essential training contents. Revista de Artes Marciales Asiáticas, León/Espanha, v. 12, n. 1, p. 24-40, ago. 2017.

MESQUITA, I. O valor das pedagogias críticas na formação de treinadores com mente de qualidade. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 17, n. 1, p. 223-233, jan. 2017.

MESQUITA, I.; RIBEIRO, J.; SANTOS, S.; MORGAN, K. Coach learning and coach education: portuguese expert coaches' perspective. Sport Psychologist, v. 28, n. 2, p. 124-136, 2015.

MILISTETD, M.; DUARTE, T.; RAMOS, V.; MESQUITA, I. M. R.; NASCIMENTO, J. V.. A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: desafios da formação inicial universitária em educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 982-994, dez. 2015.

MILISTETD, M.; GALATTI, L.; COLLET, C.; TOZETTO, A. Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas nos cursos de bacharelado em educação física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, n. 1, p. 1-14, 2017.

MILISTETD, M.; TRUDEL, P.; MESQUITA, I.; VIEIRA, J. Coaching and coach education in Brazil. International Sport coaching journal, v. 1, n. 3, p. 165-172, set. 2014.

MOLETTA, A. F.; MENDES, F. G.; BORGES, L. A.; GALATTI, L. R. Treinadores e treinadoras de basquetebol de Santa Catarina: o desenvolvimento da aprendizagem formal, informal e não-formal. Revista de Ciencias del Deporte, v. 15, n. 3, p. 197-206, jul. 2019.

MORBI, M. R.; MATEU, P.; MARQUES, R. F. R. Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro. Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. e26065, jan./dez. 2020.

NASH, C.; SPROULE, J. Coaches perceptions of their coach educ- tion experiences. International Journal of Sport Psychology, v. 43, n. 1, p. 33-52, jan. 2012.

NELSON, L. J.; CUSHION, C. J.; POTRAC, P. Formal, nonformal and informal coach learning: a holistic conceptualisation. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 1, n. 3, p. 247-259, 2006.

PUIG, N.; HEINEMANN, K. El deporte en la perspectiva del año 2000. Papers: Revista de Sociologia, Barcelona, v. 38, n. 1, p. 123-141, 1991.

REIS, C. P.; FERREIRA, M. C. C.; BICALHO, C. C. F.; MORAES, L. C. C. A.; COSTA, V. T. Treinadores da categoria de base do basquetebol masculino brasileiro: trajetória profissional e condições laborais. Revista de Educação Física, v. 85, n. 2, p. 66-75, 2016.

RODRIGUES, H. A.; COSTA, G. C. T.; SANTOS JUNIOR, E. L.; MILISTETD, M. As fontes de conhecimento dos treinadores de jovens atletas de basquetebol. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 100-118, 2017.

RODRIGUES, H. A.; PAES, R. R.; SOUZA NETO, S. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 509-522, 2015.

RONKAINEN, N. J.; RYBA, T. V.; SELÄNNE, H. “She is where I’d want to be in my career”: youth athletes’ role models and their implications for career and identity construction. Psychology of Sport and Exercise, v. 45, n. 1, p. 101562, 2019.

SAAD, M. A.; REZER, R.; REZER, C. R. O ensino do esporte no processo de formação inicial em educação física. Revista Didática Sistêmica, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 162-178, 2010.

SANTOS, Y. Y. S.; CADERANI JUNIOR, A.; MAZZEI, L. C.; GALATTI, L. R. Treinadores(as) em formação universitária: percepções sobre conhecimentos e competências. Educación Física y Ciencia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, p. e220, 2022.

SANTOS, Y. Y. S.; MAZZEI, L. C.; SCAGLIA, A. J.; GALATTI, L. R. A formação inicial de treinadores(as) esportivos no Brasil: interlocuções entre o bacharelado em educação física e em ciências do esporte. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 27, n. 1, e.14026, p. 1-20, 2023.

STOSZKOWSKI, J.; COLLINS, D. Sources, topics and use of know- ledge by coaches. Journal of Sports Science, v. 34, n. 9, p. 794- 780, 2016.

TRUDEL, P.; CULVER, D.; WERTHNER, P. Looking at coach development from the coach-learner's perspective: Considerations for coach development administrators. In: POTRAC, P.; GILBERT, W.; DENISON, J. (ed.). Routledge handbook of sports coaching. London: Routledge, 2013. p. 375-387.

Acessar