Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar onde e como está sendo realizada a formação política dos professores de Educação Física na Universidade Federal de Sergipe, em 1988. O corpus do estudo foi composto de 34 informantes, sendo 14 docentes, 10 ex-alunos e 10 alunos de ambos os sexos. Durante a realização da pesquisa, utilizei um instrumento teórico-empírico com características de observação participante. A coleta de dados foi feita através da entrevista semi-estruturada. Essa entrevista foi dividida em quatro categorias: 1) posicionamento crítico sobre história de vida profissional; 2) concepções; 3) posicionamento critico face a ideologia e 4) articulação profissional e desempenho. A analise dos resultados expressos nas categorias indica que 1) as consciências intransitiva e transitiva ingênuas resultam parcialmente da formação recebida na Universidade Federal de Sergipe; 2) Não há evidencia de influencia de partidos políticos e da Associação dos Profissionais do Magistério nessa formação; também 3) não há influencia da associação dos Professores de Educação Física e 4) há pouca relação entre o que os informantes representam por ideologia e o conceito dialético desse termo, portanto, considero que docentes, ex-alunos e alunos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe possuem o mesmo perfil político, que é liberal, bem como que sua formação política ocorre nas suas relações do cotidiano dessa sociedade.