A Formação do Professor de Educação Física na Atuação Profissional Inclusiva
Por Karina Patrício Nascimento (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor), Denise Elena Grillo (Autor), Marcos Merida (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 6, n 3, 2007.
Resumo
A educação física adaptada é uma área que necessita de melhor qualificação profissional. Com o aumento das carências da sociedade relacionadas à inclusão social de pessoas com necessidades especiais, cresceu a preocupação sobre a formação desses profissionais atuantes. Assim, pelas razões elencadas, estabelecemos como objetivos desse trabalho: a) Analisar a atuação dos professores de educação física escolar inclusiva; b) Verificar as influências da sua formação profissional na atuação com indivíduos com necessidades especiais. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário composto de 12 questões abertas e fechadas aplicadas a 20 sujeitos que atuam ou atuaram com Educação Física Inclusiva Escolar. Como resultado, bservamos que: a) a implantação de novas diretrizes para a inclusão social acarreta na obrigatoriedade da atuação de rofissionais nessa área, podendo comprometer o desenvolvimento do aluno com necessidades especiais e a proposta pedagógica; b) a disciplina de Educação Física Adaptada não mostrou-se como fator determinante para a intervenção do profissional de Educação Física nas aulas; c) atualmente a formação continuada é mais relevante para a atuação do profissional no contexto inclusivo; d)a disciplina deve proporcionar aos alunos de graduação vivências práticas a fim de diminuir o distanciamento entre teoria e prática potencializando, como instrumento, as situações problemas.