Resumo

No que diz respeito a capacitação profissional do aluno para atender a uma grande parcela da sociedade, frente ao desenvolvimento do trabalho de alongamento, observou-se despreparo frente a sua atuação. Pode-se observar que alguns alunos ao procurarem utilizar-se, em sua atuação ou orientação de pessoas que desenvolvem atividade fisica, da técnica de alongamento, faltava sempre o embasamento necessário, ou quando administravam, o faziam sem saberem se existia vantagens iguais. Diversos autores que foram aqui analisados recomendam o uso do alongamento pela sua importância no alívio de tensão, para prevenção e reabilitação de lesões músculo-articulares, e sobretudo pela grande vantagem que oferece, seja em condições de inatividade ou diminuição da quantidade funcional do organismo, como exercício valioso na prevenção e minimização da atrofia muscular. Teve-se inicialmente, a preocupação de identificar se é verdadeira a observação de que as pessoas utilizam muito o alongamento e nem sempre estão bem informadas pelos profissionais de Educação Física. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, através de um questionário aos praticantes, ou não, de atividade física sistemática. Através da análise das respostas, constatou-se que realmente é válida nossa observação, detectando-se que a maioria (67%) utiliza da técnica alongamento, e nem sempre está bem informada, fazendo sem ter aprendido o porquê e a forma correta, enfim, percebeu-se informações gerais, sem especificidade.Um dos objetivos deste estudo foi o de investigar se os alunos do curso de graduação de Educação Física das universidades A,B, e C, tem conhecimento científico a respeito do tema, o que se desenvolveu através do estudo de campo de caráter exploratório, onde elegeu-se como instrumento de coleta de dados, questionário composto de questões abertas e fechadas. Contudo, o objetivo principal do estudo, por considerar de maior importância a utilização da técnica de alongamento na intervenção do profissional, foi verificar se realmente ela é oferecida e discutida nos cursos de preparação profissional em Educação Física, e assim estar propondo a sua inserção como disciplina específica ou como conteúdo a ser tratado em algumas disciplinas do curso. Como resultado, apreendeu-se que os alunos não possuem conhecimento mais específico e científico sobre o tema, como também, que não se trata com especificidade, este tema, no curso de graduação de Educação Física através da análise documental. Como conclusão, após a análise e discussão das informações obtidas pela leitura de diferentes autores, comparados ao resultado da análise documental realizada nos programas das disciplinas dos cursos citados e cruzadas com as informações obtidas junto aos alunos egressantes desses mesmos cursos, foi possível estar propondo a necessidade da existência do desenvolvimento de disciplina específica ou do oferecimento da temática alongamento, de forma aprofundada e na integralidade na preparação profissional em Educação Física 

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