Resumo
Hoje em dia, a China é conhecida por ser um país muito desenvolvido, uma grande nação da Ásia e a mais populosa da Terra. Contudo, apesar de possuir uma história que remonta a milhares de anos, a China também é um país desconhecido para grande parte do mundo. Porém, com a realização dos Jogos Olímpicos de 2008 a China passou a ser mais conhecida. Nesse trabalho, portanto, propomos discutir a origem dos jogos – o que significa a palavra jogo? – e qual é a sua definição. Para tanto, lançamos mão de autores como Huizinga, que fala no seu livro Homo Ludens que “o jogo é uma função da vida, mas não é passível de definição exata em termos lógicos, biológicos ou estéticos. ” Como sabemos na antiguidade, na maioria dos jogos, a competição era desprovida de objetivo, mas na medida em que ocorreu o desenvolvimento do jogo e de sua cultura de disputa, o seu objetivo ficou cada vez mais forte. Por conta dessas características e do surgimento dos Jogos Olímpicos que achamos pertinente estudar então a cultura que emerge das brincadeiras.
Abstract:Today, China is a country well known and unknown, a big nation of Asia and the most populous of the Earth. However, although have a history dating back thousands of years, China is also an unknown country for most of the world. But because of the Olympic Games of 2008, China became famous. In this study, propose to discuss the origin of the games – what the word game means? And what is the definition. For this purpose, we use the authors as Huizinga and speak in his book that “the game is a function of life, but is not capable of exact definition in logical, biological or aesthetic terms. As we know in antiquity, in most of games, a competition was devoid of objective, but as the game and culture of competition were developed, the objective of game became stronger. Because of these characteristics and the appearance of the Olympic Games, we find relevant to study the culture that emerges from jokes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2006