Resumo

O desejo de pesquisar a Luta nasce da dificuldade que encontramos para trabalhar essa temática da cultura corporal na escola, bem como, da indisposição ou falta de engajamento dos estudantes durante as aulas do referido conteúdo. Na tentativa de superar esses desafios, nosso estudo procurou analisar e discutir a Gamificação como estratégia didático-metodológica para o ensino do conteúdo Luta, nas aulas de educação física em uma escola de Referência em Ensino Médio no estado de Pernambuco. De forma mais especifica, analisar a Luta como conteúdo das aulas de educação física evidenciando os desafios e possibilidades; explicar a Gamificação como estratégia didático-metodológica de ensino e descrever e analisar a implementação da Gamificação como estratégia didático-metodológica de ensino do conteúdo luta em uma escola de Referência de Ensino médio no estado de Pernambuco. Para dar conta das nossas indagações, realizamos uma pesquisa qualitativa caracterizada como bibliográfica e documental, com inserção no campo através da pesquisa ação, realizada com uma turma de 2º Ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede de Ensino de Pernambuco. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo categorial por temática. Entendemos que a Gamificação nos obriga a pensar como um Game Design, ou seja, força o professor a desenhar todo o seu percurso didático utilizando-se da Dinâmica, Mecânica e Componente dos Games. Utilizamos neste trabalho a Gamificação estrutural, que utiliza dos recursos dos Games, mas sem transformar a aula em um jogo, desta forma os elementos do jogo então apenas ao redor de atividade. A forma de entrega foi a analógica, que não necessita de tecnologia para ocorrer. Reconhecemos que a utilização da Gamificação como estratégia didático metodológica se mostrou eficiente, não apenas no engajamento, mas também para abordar as habilidades e competências do conteúdo Luta, determinadas nos documentos orientadores do estado de Pernambuco. Quando pensamos em gamificar, devemos ter em mente que gamificamos para as pessoas, apontando para a necessidade de desenvolvermos um bom trabalho de design de Gamificação voltado para elas. Com este cuidado evitaremos a ideia da Gamificação como algo mecânico, que se resume a utilizar as técnicas de forma isolada e sem motivos por trás das escolhas de uso. Ressaltamos que o fortalecimento da Gamificação como estratégia de ensino, necessita de mais investigações. 

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