Resumo

O mercado de Academias de Ginástica/Fitness cresce aceleradamente em
todo o Brasil, sendo o quarto mercado mundial neste setor, ultrapassado
apenas pelos EE.UU., Reino Unido e Alemanha. (Fitness Brasil). No Brasil
há um número estimado de 20 mil academias que sustentam 140 mil
empregos diretos e agregam 3,4 milhões de usuários - aproximadamente
2% da população brasileira. (Atlas do Esporte no Brasil). Este crescimento
provocou o aumento da concorrência e, conseqüentemente, a necessidade
de inve s t imento na á re a de ge s t ão de s t a s empre s a s. A Ge s t ão do
Conhecimento - ferramenta com a qual as empresas geram, difundem e
alavancam seus ativos intelectuais - vem sendo difundida no meio acadêmico
nas áreas de Administração e Marketing na última década sendo considerada,
segundo autores como Drucker, Nonaka, Davenport e Toffler, o modelo
de gestão do Século XXI. Nestas condições, a presente investigação tem o
objetivo de apresentar conceitos, ferramentas e práticas deste modelo de
gestão no ambiente corporativo, com o intuito de utilizá-los como estratégia
para o gerenciamento de Academias. O método utilizado para o estudo foi
a meta-análise de artigos científicos publicados nos principais periódicos
da á re a de ge s t ão e negóc ios, a s s im como em l iv ros da s á re a s de
Administração e Marketing. Este procedimento indicou que a Gestão do
Conhecimento vem sendo utilizada pelas organizações contemporâneas
como uma vantagem competitiva. Mas, para que este modelo de Gestão
tenha o resultado planejado/desejado, os estudos alertam que o aprendizado
deve ser gerenciado de maneira fluída e estimulado em todos os níveis das
organizações com participação de toda a equipe profissional. Nesse
contexto, conclui-se que a Gestão do Conhecimento pode ser a principal
fonte de competitividade no mercado de Academias/Fitness do Brasil,
sendo necessário para isso a ingerência de profissionais qualificados e com
conhecimentos neste campo de estudo. Assim, sugere-se que as academias
de sucesso serão aquelas que, de forma consistente, criarem novos
conhecimentos, os disseminarem profusamente por toda a organização e
rapidamente os incorporarem em novas práticas e serviços.

Acessar