A Gestão da Educação Física Escolar nos Currículos de Graduação em Educação Física das Universidades Brasileiras
Por Lucas Sousa de Oliveira (Autor), Leonardo Peixoto Arêas da Silva (Autor), Paulo Henrique Azevêdo (Autor).
Em 10ª Jornada Internacional Sobre Gestão do Esporte - GESPORTE.
Resumo
A gestão da educação física escolar (GEFE) trata fundamentalmente da aplicação dos conceitos de gestão e administração ao âmbito da educação física escolar, amparada pelos conceitos da gestão educacional e gestão escolar. O objetivo do estudo foi o de analisar a presença de disciplinas relacionadas à GEFE, nos currículos de graduação dos cursos de educação física, licenciatura e bacharelado, das universidades brasileiras, que possuem programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física, com nota igual ou superior a 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para auxiliar a investigação, verificou se os cursos de graduação em Educação Física das instituições pesquisadas oferecem conteúdos que preparem os futuros licenciados no desenvolvimento das atividades pertinentes ao ambiente escolar, sejam relacionadas à Educação Física, ou à gestão da escola. Foi um estudo descritivo e documental, que descreveu o fenômeno analisado e utilizou-se de informações obtidas a partir de registros públicos em suas atividades. Foram acessadas as grades curriculares no site de cada instituição que compôs a amostra para identificar as disciplinas relacionadas à gestão da educação física escolar. Foram encontradas 45 disciplinas sendo 37 ofertadas na licenciatura de forma obrigatória e 3 de forma optativa. Já no bacharelado, foram encontradas 13 obrigatórias e 2 optativas. A maioria das disciplinas (60%) pertencem às temáticas da gestão educacional e escolar na licenciatura, enquanto as demais são relacionadas à gestão da educação física e gestão do esporte, que estão mais presentes no bacharelado. Os dados sugerem haver deficiência de conteúdos sobre o desenvolvimento a gestão do esporte na licenciatura, sendo que disciplinas de gestão da educação física escolar possibilitam a inserção dessa temática no âmbito escolar, melhorando a formação inicial e a qualificação dos professores.