A Gestão da Meia Maratona Douro Vinhateiro: Qualidade de Serviços e Intenções de Recomendação dos Participantes
Por Maria José Carvalho (Autor), Marcos Barros Filho (Autor), Gustavo Paipe (Autor), Gustavo Bavaresco (Autor), Marisa Sousa (Autor), José Luis Felipe (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar a perceção da qualidade de serviços e os seus efeitos nas intenções de recomendação dos participantes da Meia Maratona Douro Vinhateiro. Fo-ram questionados 375 participantes através de um instrumento de recolha validado por especialistas. Procedeu-se à análise dos dados através de regressão linear múltipla entre as variáveis em estudo. Os principais resultados evidenciaram o percurso, a organização da Meia Maratona e a vida cultural da região como preditores significativos das intenções de recomendação do evento. Quanto às intenções de recomendar a região apenas o per-curso obteve uma influência significativa. Uma forte relação entre o evento e a região foi identificada a partir dos valores preditivos do percurso nas intenções de recomendação. Tal constatação permite-nos enfatizar a importância do percurso na avaliação da qualida-de de serviços em eventos de desporto. Os gestores com tais evidências científicas melho-ram os seus conhecimentos e, consequentemente ficam mais habilitados para a otimiza-ção da gestão de eventos, mormente nos atributos relativos ao percurso e organização da corrida, bem como quanto à vida cultural da região, para que os participantes a ela adiram com satisfação e a recomendem.