Resumo

O lazer é um fenômeno importante na sociedade contemporânea, possui complexidade que demanda uma administração adequada dos recursos das organizações que atuam nesse ambiente. Ainda assim, o mercado brasileiro de lazer encontra dificuldade em reconhecer profissionais capacitados para o exercício das funções de gestão nas instituições e uma parcela dessa dificuldade na atuação profissional se encontra na escassa disponibilidade de conhecimento sobre a área, sendo que, uma vez que a produção científica não cumpra com efetividade o seu papel em promover o conhecimento, os gestores do lazer ficarão restritos ao conhecimento de suas vivências ou de outras áreas não específicas, mas correlatas ao campo. Essa pesquisa teve o objetivo de conhecer a produção científica de teses e dissertações dos programas de pósgraduação em educação física com avaliação igual ou superior 4 na avaliação da CAPES, entre os anos de 2013 à 2016, nas áreas relacionadas à gestão do lazer. Foi uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e de corte transversal. A amostra foi composta por 20 programas de pós-graduação em educação física (PPGEF’s) e os dados foram coletados dos sites dos programas e dos dados abertos da plataforma sucupira da CAPES. Identificou-se a existência de uma linha de pesquisa específica nos PPGEF’s voltada à gestão e encontrados outros 10 programas que se conectam indiretamente à gestão do lazer. Constatou-se que 1,08% da pesquisa, no quadriênio, aborda a gestão do lazer e a UFPR é a IES que mais publicou na área durante o período. Conclusivamente, a produção sobre a gestão do lazer ainda se encontra em estágio inicial ocupando um pequeno espaço das produções científicas na pós-graduação brasileira e que para um desenvolvimento da atuação profissional na gestão do lazer há a necessidade de incentivo e preparo de futuros pesquisadores desde a graduação.