A Gestão do Tempo da Instrução no Ensino da Ginástica Artística
Por Ivana Montandon Soares Aleixo (Autor), Alda Cortereal (Autor), Rubya Karoline Santos Rodrigues (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O estudo objetivou caracterizar gestão do tempo na instrução do treinador na Ginástica Artística, na medida em que a forma de gerar o tempo pode influenciar aprendizagem a serem alcançados. Foram utilizadas três estratégias instrucionais, Instrução Direta,Ensino aos Pares, Aprendizagem Cooperativa. Dados coletados através de filmagem das aulas com som,imagem e tempo gasto. Recorreu-se a análise observatória validados. O tempo de informação gasto apresentou valores superiores na ID(24,9minutos) em relação ao EP(11minutos)e AC(7,3 minutos).O tempo disponível para a prática foi na AC(100,4 minutos) EP (100,1minutos) e inferior na ID (81,7 minutos).Concluímos que a gestão do tempo na instrução e a escolha da estratégia de ensino resultará na melhoria do ensino.