Resumo

Dentre os diversos tipos de ginástica aprendidos na graduação, os acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) consideram que a Ginástica Acrobática (GACRO) como a mais fácil de aplicar no ambiente escolar, pois a mesma não depende de tantos materiais. Diante desta constatação, esta modalidade foi escolhida para ser desenvolvida em forma de oficina no Projeto Universitário Cidadão (PUC) 2012, o qual visa propiciar a realização de ações de intercâmbio entre universitários e comunidades carentes. Durante o projeto colocamos em prática um método de ensino para a GACRO estudado, discutido e praticado durante a graduação. O objetivo do estudo foi relatar uma forma de vivenciar a GACRO em aulas de educação física escolar de acordo com a experiência no PUC 2012. Pudemos concluir que o modelo de aula desenvolvido – pautado na formação de figuras acrobáticas a partir da exploração de diversas possibilidades de posições de intermediários e volantes em cima de uma base fixa – se mostrou muito eficaz no sentido de permitir a vivência da GACRO em ambiente escolar. Também observamos que a realização dessas oficinas permitiu uma experiência positiva não só para os alunos das escolas, como também para os graduandos do curso de Educação Física da UFVJM, que puderam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria.

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