A Ginástica Circense Na Formação De Professores: Um Relato De Experiencia Acerca Da Atividade Curricular De Extensão
Por Rafaella Cristyna De Oliveira Da Silva (Autor), Paullyna Rafaella Barbosa Oliveira (Autor), Joelma De Oliveira Albuquerque (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Parte-se do entendimento da Educação Física como uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza atividades como jogo, esporte, dança, ginástica, configurando uma área de conhecimento denominada de cultura corporal (COLETIVO DE AUTORES, 1992). A experiência aqui explicitada trata da ginástica, em especial, da ginástica circense (CLAVERO, 1964) na formação de professores. Reconhece-se que esta vem sendo negada nas escolas brasileiras, desde quando os objetivos da classe dominante para a ginástica, a partir do século XX, eram “(...) regenerar a raça, desenvolver a saúde, a coragem e a força para servir a pátria nas guerras e na indústria” (AYOUB, 1998, p.25), não fazendo sentido que a inclinação para o lúdico tivesse espaço na escola, quando a necessidade era desenvolver o capitalismo. Assim, Atividade Curricular de Extensão (ACE) “A Ginástica Circense na Universidade e na Escola”, foi criada para proporcionar uma aproximação a este conhecimento, visto que este é parte integrante do rico acervo da cultura corporal, socialmente construído e historicamente acumulado pela humanidade. Portanto, objetivamos aqui relatar a experiência na ACE, que aconteceu na universidade e na escola pública de circo da cidade. Esta foi desenvolvida com base no método didático da práxis social, tomada como ponto de partida e chegada do trabalho pedagógico (SAVIANI, 2003), e na concepção da Licenciatura Ampliada que objetiva uma consistente formação baseada no acervo de conhecimentos e ferramentas de pensamento, necessários ao trabalho pedagógico com a cultura corporal nos diferentes campos de trabalho. (MORSCHBACHER, 2016).