A Ginástica Como Tema dos Estágios Curriculares dos Cursos de Formação de Professores de Educação Física
Por Paz B (Autor), Pires V (Autor), Paz Jrl (Autor).
Em IV Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição - SIGARC
Resumo
Para que a ginástica se garanta como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física, é necessário que na formação de professores seja proposto espaços de discussões pedagógicas efetivas sobre o tema. Para tal, este estudo identifi cou o impacto das disciplinas de ginástica de um curso de formação em seus estágios supervisionados. Foram analisados documentos de registro dos estágios das 5a, 6a, 7a, e 8a fases no intuito de verifi car quantos trabalhos e como a ginástica era tratada nas práticas pedagógicas. O curso pesquisado possui 4 disciplinas de Ginástica: Bases teórico metodológico da ginástica (2a fase), Ginástica escolar (4a fase), Ginástica Rítmica (7a fase) e Ginástica artística (8a fase), que buscam uma refl exão pedagógica na contextualização de princípios para e no campo educativo. Nos estágios do curso cada dupla de acadêmicos escolhe um tema para as intervenções e deste emerge uma pesquisa sobre a docência, que aprofunda teoricamente o tema. Até o momento 510 alunos concluíram os estágios, destes 184 acadêmicos utilizaram a ginástica em suas propostas. No estágio da 5a fase - educação infantil - foram 50 trabalhos que refl etiram a exploração do movimento, materiais alternativos, e construção de materiais. Além destas, na 6a fase, 76 trabalhos trataram especifi camente da Ginástica rítmica, artística, de academia, e acrobática, no ensino fundamental. O ensino médio no estágio da 7a fase acresce à estas temáticas os alongamentos, a ginástica como atividade física, e ginástica e a saúde. No último estágio, a ginástica foi tema de 24 práticas pedagógicas em espaços como asilos, ONG, centros sociais urbanos e APAES. Conclui-se que há um impacto efetivo dos conteúdos das disciplinas de ginástica nos estágios do curso e que ginástica é discutida por diferentes perspectivas pelos acadêmicos, favorecendo sua exploração e benefícios nos espaços educativos. Sugere-se outro estudo que identifi que como estes trabalhos são aproveitados pelos campos após os estágios.