Resumo

A proposta deste trabalho é identificar a importância da ginástica, principalmente para crianças na idade escolar dos 6 aos 12 anos, bem como sugerir atividades ginásticas possíveis de serem aplicadas na escola. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, o autor procurou pelas principais características no desenvolvimento das crianças dos 6 aos 12 anos. No próximo passo, abordou a ginástica e sua influência na evolução histórica no mundo e no Brasil. Posteriormente, apresenta a criança na escola e a importância das atividade lúdicas e ginásticas no processo de desenvolvimento motor e infantil. Finalmente, analisou as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física no ensino Fundamental. A partir dos dados obtidos, foi possível formular propostas de atividades ginásticas que realmente seriam possíveis de aplicar na escola, atendendo as características e necessidades das crianças nas idades propostas. O autor não pretende apresentar soluções definitivas e sem flexibilidade na aplicação, mas, sim, um método que colabore com os professores na escolha das atividades ginásticas como parte do conteúdo de seu programa escolar, bem como estimular o desenvolvimento infantil, despertando a criatividade e o interesse pela prática das atividades físicas

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