A Ginástica em Escolas do Agreste Alagoano na Perspectiva Crítico-superadora: Possibilidades Para o Enfrentamento do Esvaziamento dos Conteúdos Clássicos da Cultura Corporal
Por Joelma de Oliveira Albuquerque (Autor), Irinaldo Deodato Silva (Autor), Deysianne França Matos Silva (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho se insere nos estudos da Rede LEPEL em torno das problemáticas significativas da produção do conhecimento, das políticas públicas, do trabalho pedagógico e da formação de professores, e trata de atividades pedagógicas desenvolvidas na universidade e na escola. Estas visam contribuir com a formação humana dos estudantes da graduação em Educação Física (EF) e da rede pública de ensino por meio da objetivação e apropriação coletivas de seus conteúdos clássicos, em especial os relacionados à ginástica. Estas atividades pedagógicas foram realizadas no agreste alagoano, no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em escolas situadas na cidade de Arapiraca e região, e se deram por meio da metodologia crítico-superadora e da pedagogia histórico-crítica . O trabalho com a ginástica parte das constatações: em torno do ensino da ginástica na escola, realizadas através da apropriação de estudos anteriores sobre o assunto; sobre o grau de apropriação deste conteúdo pelos estudantes do curso de EF licenciatura, por meio de levantamentos durante as aulas na universidade. O que se constata, é que o conteúdo da ginástica está sumindo do currículo escolar. A falta de infraestrutura adequada, e o despreparo dos professores são os principais motivos do esvaziamento deste conteúdo nas escolas, o que desestimula o professor a ensinar à ginástica (Coletivo de Autores, 1992, p.77). Um levantamento junto a uma turma da disciplina de ginástica na UFAL demonstrou que, dentre 60 estudantes, cerca de 50 nunca tiveram aula com este conteúdo na educação básica. De forma a responder de forma rigorosa, radical e de conjunto ao problema colocado, lançamos o desafio de aproximar os estudantes do conhecimento da ginástica de forma sistemática, a partir de proposições críticas que possibilitem a superação do estado de coisas constatado.