Resumo

O presente trabalho abordou a temática “Ginástica Geral, Formação e Educação Física Escolar”. Delimitou-se neste estudo investigar as pretensões, realidade e possibilidades da experiência formativa e metodológica com a Ginástica Geral realizada pelos/as integrantes do PIBID da área de Educação Física do CAC/UFG. Os objetivos específicos desta investigação foram: - Compreender e contextualizar o conceito de Ginástica Geral e a discussão acerca de seu significado formativo para as aulas de Educação Física Escolar; - Identificar como se realiza a experiência da formação e planejamento do conteúdo Ginástica Geral na elaboração dos seqüenciadores de aula para intervenção pedagógica na escola campo do PIBID; Diagnosticar a prática pedagógica com o conteúdo ginástica geral, delimitando a experiência realizada por um/uma dos/as bolsistas do PIBID da UFG/CAC; Analisar a forma como o/a bolsista lida com as questões conceituais e procedimentais da Ginástica Geral e como essa experiência é recebida pela turma. Essa pesquisa tem caráter qualitativo de cunho bibliográfico e empírico, realizada na construção de instrumentos de coleta e fontes de dados. Foram utilizados autores, como: Ayoub (2007), Parra-Rinaldi (2008), Gallardo (2008), Paoliello (2008), entre outros. Identificamos que apesar das dificuldades formativas, estruturais e conjunturais encontradas pelos bolsistas, foi possível promover o conhecimento da Ginástica Geral junto aos alunos. Essas aulas tiveram a pretensão educacional de tratar a Ginástica Geral como espaço de expressão corporal, produção artística, bem como, de interação social com potencial de formação cultural. Conclui-se que essa perspectiva foi buscada mesmo que nem sempre garantida na realização da experiência dos bolsistas PIBID

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