Resumo

Este artigo tem o desejo de refletir sobre os problemas e as alternativas existentes na educação vinculada ao campo, trazendo como possibilidade de componente pedagógico e justificando a atuação da Ginástica Geral dentro de uma escola rural. Apresentamos os aspectos e características da educação rural, de maneira sucinta, fazendo um comparativo entre a desvalorização de alunos de zona rural, como há tempos atrás e como a Ginástica Geral, através de suas características e aplicabilidade, os ajuda hoje, trazendo alegria e motivação no processo pedagógico. O trabalho é baseado em um relato de experiência, mostrando a inclusão da Ginástica Geral nas aulas de Educação Física escolar da Escola de Ensino Fundamental “Maria Cristina Beltran”, em Espírito Santo do Pinhal - interior de São Paulo, localizada dentro da Fazenda Estância Lecy, na zona rural do município com alunos desde a Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental (04 até 15 anos de idade). O objetivo é confrontar a escola rural tradicional sem perspectivas futuras e a escola rural com uma proposta projetada na valorização do aluno, enquanto cidadão, profissional e em sua autoafirmação. Os resultados foram obtidos através das aulas inseridas na grade curricular da escola, não pertencendo a um grupo técnico específico nem a equipes de treinamento.