Resumo

O artigo tem como objetivo expandir a atuação da Ginástica Geral, mostrando que sua prática é possível no Ensino Médio, como componente curricular e, também, como uma maneira de estimular e motivar os alunos às aulas de Educação Física. O estudo foi realizado em duas escolas particulares de Espírito Santo do Pinhal (Centro de Educaç~o“Meu Caminho” e Colégio Divino Espírito Santo), com alunos dos 1.º e 2.º anos do Ensino Médio. A presente pesquisa constituiu-se de três etapas: caracterização da Educação Física no Ensino Médio, conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e inserção de novas práticas corporais nas aulas, além dos já tradicionais esportes coletivos, utilizando, especificamente, a Ginástica Geral (GG). Foram encontradas algumas dificuldades no início da ação docente com essa abordagem metodológica, porém o reconhecimento de que a tematização de apenas uma prática corporal – no caso, a esportiva – não abrange satisfatoriamente todos os campos de estudo e de atuação da Educação Física levou ao entendimento da necessidade de contemplar outros temas diretamente ligados à formação humana

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