A Ginástica Geral na Intervenção do Pibid de Educação Física Numa Perspectiva de Formação Cultural e Inclusão Social
Por Andreia Cristina Peixoto Ferreira (Autor), Rúbia Cristina Duarte Garcia Dias (Autor), Bruna Kely Silva Pereira (Autor), Ana Claudia Martins (Autor), José Francisco Silva Sampaio (Autor), Lilian Pereira dos Santos (Autor), Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho (Autor), Michele Christine Borges (Autor), Michele Gley (Autor).
Em Conexões v. 13, n 1, 2015. Da página 1 a 26
Resumo
Esse trabalho sistematiza a experiência pedagógica do PIBID de Educação Física da UFG/Regional Catalão, realizada em uma escola parceira da rede pública estadual de Educação da cidade de Catalão/GO, especialmente, com o conteúdo temático de Ginástica Geral (GG). No primeiro momento, procuramos situar nuances do percurso de fundamentação e elaboração do diagnóstico, problemáticas, metodologias e intervenção pedagógica realizadas entre abril de 2010 e dezembro de 2013, nos processos de planejamento (PCTP, pesquisa-ação e participante), oficinas e aulas inspiradas nas Pedagogias Críticas em Educação e Educação Física. No trato com os conteúdos temáticos, em especial a GG, reconhece-se que as aulas de Educação Física devem se constituir como espaço de formação e experimentação, que oportunize o acesso à diversidade de experiências corporais no campo da interface de elementos da cultura corporal. Os sequenciadores de aulas deste conteúdo foram inspirados em experiências formativas curriculares da licenciatura, em oficinas teórico-metodológicas, bem como em obras de autores que se debruçam na investigação e produção relativa à GG. Buscou-se oportunizar aos/as alunos/as o contato com a GG a fim de que possam compreendê-la como fenômeno social, histórica e culturalmente produzido pelo homem, constituindo-se como elemento da cultura corporal que deve ser apropriado por todos/as.