Resumo

Este trabalho vem justificar e expandir a atuação da Ginástica Geral na escola, mostrando que sua prática é possível na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como é aplicada na Escola de Ensino Fundamental “Maria Cristina Beltran”, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, com crianças a partir de 4 anos de idade. Buscamos a compreensão da Ginástica como uma linguagem corporal e como objeto de comunicação. A experimentação e o uso de diferentes práticas educativas envolvendo o movimento expressivo, juntamente com o estudo da Ginástica Geral, trouxeram respostas positivas para a elaboração e sistematização de um processo metodológico que integra o conhecimento da corporeidade e da gestualidade, essenciais à linguagem motora e, sem dúvida, ao desenvolvimento dos alunos, facilitando o processo de aquisição e aprimoramento da cultura corporal, de forma consciente e crítica. Através das características da GG e do trabalho psicomotor que ela apresenta, seu papel é de suma importância na educação e na formação da personalidade das crianças na faixa etária em estudo

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