Resumo

Esse trabalho sistematiza a experiência pedagógica do PIBID de Educação Física da UFG/Regional Catalão, realizada numa escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Catalão/GO, com o conteúdo Ginástica Geral (GG). No primeiro momento deste trabalho, procuramos situar os percursos de fundamentação e elaboração do diagnóstico, problemáticas, metodologias, intervenção realizados de abril de 2010 a dezembro de 2013, nos processos de planejamento (PCTP, pesquisa-ação e participante), oficinas e realização das aulas inspiradas nas Pedagogias Críticas em Educação e Educação Física. No trato com conteúdo temático GG reconhece-se que nas aulas de Educação Física deve ser um espaço de vivência, em que o/a professor/a “coloque os/as alunos/as em contato com a cultura corporal, partindo do pressuposto de que a cultura é um patrimônio universal ao qual todo ser humano deveria ter direitos” (Gallardo, 2008, p. 65). Os sequenciadores de aulas do conteúdo Ginástica Geral foram inspirados em experiências formativas curriculares, em oficinas teórico-metodológicas e em obras pertinentes de autores que se debruçam na investigação e produção à GG. Buscou-se oportunizar aos/as alunos/as o contato com a GG afim de que possam compreendê-la como fenômeno social e historicamente produzido pelo homem, constituindo-se como elemento da cultura corporal que deve ser apropriado por todos/as.

Acessar