A Ginástica Geral na Intervenção do Pibid de Educação Física Numa Perspetiva de Formação Cultural e Inclusão Social
Por Andreia Cristina Peixoto Ferreira (Autor), Rúbia Cristina Duarte Garcia Dias (Autor), Bruna Kely da Silva Pereira (Autor), Ana Claudia Martins (Autor), Jean Carlos Leite Santos (Organizador), José Francisco Silva Sampaio (Autor), Lilian Pereira dos Santos (Autor), Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho (Autor), Michele Gley de Freitas Monteiro (Autor), Tamara Amizuê Filgueira Abadia (Autor), Paulo Maciel Cordeiro Martins (Autor).
Resumo
Esse trabalho sistematiza a experiência pedagógica do PIBID de Educação Física da UFG/Regional Catalão, realizada numa escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Catalão/GO, com o conteúdo Ginástica Geral (GG). No primeiro momento deste trabalho, procuramos situar os percursos de fundamentação e elaboração do diagnóstico, problemáticas, metodologias, intervenção realizados de abril de 2010 a dezembro de 2013, nos processos de planejamento (PCTP, pesquisa-ação e participante), oficinas e realização das aulas inspiradas nas Pedagogias Críticas em Educação e Educação Física. No trato com conteúdo temático GG reconhece-se que nas aulas de Educação Física deve ser um espaço de vivência, em que o/a professor/a “coloque os/as alunos/as em contato com a cultura corporal, partindo do pressuposto de que a cultura é um patrimônio universal ao qual todo ser humano deveria ter direitos” (Gallardo, 2008, p. 65). Os sequenciadores de aulas do conteúdo Ginástica Geral foram inspirados em experiências formativas curriculares, em oficinas teórico-metodológicas e em obras pertinentes de autores que se debruçam na investigação e produção à GG. Buscou-se oportunizar aos/as alunos/as o contato com a GG afim de que possam compreendê-la como fenômeno social e historicamente produzido pelo homem, constituindo-se como elemento da cultura corporal que deve ser apropriado por todos/as.