Resumo

O presente estudo apresenta a Ginástica Geral representada por desenhos de crianças do segundo ano fundamental. As crianças participaram de uma vivência coreográfica durante seis semanas nas aulas de Educação Física numa escola particular de Juiz de Fora – MG. Tal experiência ocorreu por ocasião de um evento festivo no qual as crianças apresentaram três coreografias utilizando Bolão, macarrão de hidroginástica e tapete de Yoga. Destaca-se que a Ginástica Geral é um conteúdo que faz parte da proposta pedagógica da escola. Após ensaios e vivências com os materiais escolhidos as crianças foram convidadas a desenhar sobre a atividade que estavam desenvolvendo. A confecção dos desenhos foi acompanhada pelos professores de Educação Física das turmas. Di Leo, 1985 afirma que o desenho é uma das formas de se estabelecer uma afinidade rápida, fácil e agradável com a criança. Os desenhos expressam sutilezas do intelecto e afetividade, estão além do poder ou liberdade de expressão verbal e retratam o modo de vida da criança. Sans,2001 acredita que a criança coloca todo o seu sentimento pessoal quando desenha, estes revelam claramente as experiências vividas pela criança. Hammer,1981 argumenta que o desenho de uma figura humana pode transmitir como o sujeito se vê e vê o mundo. Os desenhos foram expostos em mural no dia festivo para apreciação dos familiares. As crianças desenharam materiais, cores da vestimenta, formas espaciais utilizadas na coreografia, divisão dos grupos, filas, círculos, poses, diversos movimentos realizados. As expressões desenhadas demonstravam alegria. Percebe-se que as atividades propostas foram bem recebidas, proporcionaram ótimo contato com novos materiais, novas formas de aprendizagem, e maneiras de demonstrar o conteúdo vivenciado. A Ginástica Geral como atividade cooperativa, criativa, lúdica tem levado crianças escolares a experiências enriquecedoras da cultura corporal de movimentos

Acessar