A Ginástica na Educação Física Escolar: Um Relato de Experiência da Residência Pedagógica
Por Iury Crislano de Castro Silva (Autor), Sarah Brito de Morais (Autor), Ana Beatriz de Alcântara Silveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Programa de Residência Pedagógica é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo inserir os alunos dos cursos de Licenciaturas nas escolas de Educação Básica, promovendo assim o aperfeiçoamento da formação prática (BRASIL,2018). O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica em uma escola pública no município de Fortaleza – CE. A escola está situada no bairro José Walter e abrange turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e turmas dos três anos do Ensino Médio.
No sistema de educação brasileiro há documentos oficiais que orientam os conteúdos que devem ser trabalhados na Educação Física e norteiam a prática pedagógica de professores(as), são eles, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Esses documentos, especificamente no que diz respeito à Educação Física, organizam os elementos da Cultura Corporal separando-os em blocos temáticos e unidades temáticas para cada ano do ensino básico. Um dos blocos temáticos dos PCN (1997) compreende esportes, jogos, lutas e ginástica e neste bloco estão incluídos o histórico e as características dessas práticas. Na BNCC (2017), para o Ensino Fundamental, os conteúdos são divididos em unidades temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura. Cada unidade temática é subdividida em Objetos de Conhecimento que deverão ser trabalhados em cada ano.