A Ginástica na Educação Física Escolar: Um Relato de Experiência da Residência Pedagógica

Por: Ana Beatriz de Alcântara Silveira, Iury Crislano de Castro Silva e Sarah Brito de Morais.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO 

O Programa de Residência Pedagógica é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo inserir os alunos dos cursos de Licenciaturas nas escolas de Educação Básica, promovendo assim o aperfeiçoamento da formação prática (BRASIL,2018). O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica em uma escola pública no município de Fortaleza – CE. A escola está situada no bairro José Walter e abrange turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e turmas dos três anos do Ensino Médio.

No sistema de educação brasileiro há documentos oficiais que orientam os conteúdos que devem ser trabalhados na Educação Física e norteiam a prática pedagógica de professores(as), são eles, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Esses documentos, especificamente no que diz respeito à Educação Física, organizam os elementos da Cultura Corporal separando-os em blocos temáticos e unidades temáticas para cada ano do ensino básico. Um dos blocos temáticos dos PCN (1997) compreende esportes, jogos, lutas e ginástica e neste bloco estão incluídos o histórico e as características dessas práticas. Na BNCC (2017), para o Ensino Fundamental, os conteúdos são divididos em unidades temáticas: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura. Cada unidade temática é subdividida em Objetos de Conhecimento que deverão ser trabalhados em cada ano. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.