Resumo

O  presente  estudo  está  compromissado  com  a  organização  do  conhecimento  em  Ginástica  nocurrículo  escolar  e  tem  como  objetivo  propor  as  formas  básicas  de  locomoção  como  assunto  a  serensinado  nas  aulas  de  Educação  Física,  quando  esta  tratar  do  conteúdo  estruturante  Ginástica.Apresentar também quais os conteúdos a serem ensinados nas aulas de ginástica, especificamente,as  formas  básicas  de  locomoção  tendo  em  vista  a  apropriação  desse  conhecimento  no  âmbitoescolar.  Para  efetivar  as  discussões  o  estudo  se  vinculou  às  abordagens  qualitativas  em  EducaçãoFísica levantando o conhecimento a partir da revisão literária das mais variadas fontes e documentos,tais  como:  livros,  revistas  e  artigos  na  internet.  O  estudo  abrange  uma  revisão  de  bibliografia  játornada  pública  em  relação  ao  tema  de  estudo.  Neste  caso,  o  estudo  bibliográfico  teve  comofinalidade  a  aproximação  direta  com  o  que  foi  produzido  sobre  as  formas  básicas  de  locomoção,como  um  dos  temas/assuntos  a  ser  abordado/ensinado  nas  aulas  de  Educação  Física.  A  presentepesquisa bibliográfica não se limitou à mera repetição do que já foi publicado sobre o assunto. Nestesentido, propiciou o exame da temática sob o aspecto do conceito e da definição. Concluímos que avivênciana ginástica enriquece o vocabulário motor da criança e deve ser aliado ao conhecimento. Aexplicação conectada à experimentação das atividades dá sentido às mesmas, gerando um processomais  significativo,  assim  não  corremos  o  risco  da  prática  pela  prática.  Os  conteúdos  da  Ginástica,traduzido nas formas básicas de locomoção, são para serem ensinados no processo de formação decrianças e jovens nas aulas de Educação Física escolar.

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