A Ginástica na Escola: as Formas Básicas de Locomoção
Por Alderene Vitor de Araújo (Autor), Ana Maria Pereira (Autor), Marilene Cesário (Autor).
Resumo
O presente estudo está compromissado com a organização do conhecimento em Ginástica nocurrículo escolar e tem como objetivo propor as formas básicas de locomoção como assunto a serensinado nas aulas de Educação Física, quando esta tratar do conteúdo estruturante Ginástica.Apresentar também quais os conteúdos a serem ensinados nas aulas de ginástica, especificamente,as formas básicas de locomoção tendo em vista a apropriação desse conhecimento no âmbitoescolar. Para efetivar as discussões o estudo se vinculou às abordagens qualitativas em EducaçãoFísica levantando o conhecimento a partir da revisão literária das mais variadas fontes e documentos,tais como: livros, revistas e artigos na internet. O estudo abrange uma revisão de bibliografia játornada pública em relação ao tema de estudo. Neste caso, o estudo bibliográfico teve comofinalidade a aproximação direta com o que foi produzido sobre as formas básicas de locomoção,como um dos temas/assuntos a ser abordado/ensinado nas aulas de Educação Física. A presentepesquisa bibliográfica não se limitou à mera repetição do que já foi publicado sobre o assunto. Nestesentido, propiciou o exame da temática sob o aspecto do conceito e da definição. Concluímos que avivênciana ginástica enriquece o vocabulário motor da criança e deve ser aliado ao conhecimento. Aexplicação conectada à experimentação das atividades dá sentido às mesmas, gerando um processomais significativo, assim não corremos o risco da prática pela prática. Os conteúdos da Ginástica,traduzido nas formas básicas de locomoção, são para serem ensinados no processo de formação decrianças e jovens nas aulas de Educação Física escolar.