Resumo

O presente estudo está compromissado com a organização do conhecimento em Ginástica no currículo escolar e tem como objetivo propor as formas básicas de locomoção como assunto a ser ensinado nas aulas de Educação Física, quando esta tratar do conteúdo estruturante Ginástica. Apresentar também quais os conteúdos a serem ensinados nas aulas de ginástica, especificamente, as formas básicas de locomoção tendo em vista a apropriação desse conhecimento no âmbito escolar. Para efetivar as discussões o estudo se vinculou às abordagens qualitativas em Educação Física levantando o conhecimento a partir da revisão literária das mais variadas fontes e documentos, tais como: livros, revistas e artigos na internet. O estudo abrange uma revisão de bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo. Neste caso, o estudo bibliográfico teve como finalidade a aproximação direta com o que foi produzido sobre as formas básicas de locomoção, como um dos temas/assuntos a ser abordado/ensinado nas aulas de Educação Física. A presente pesquisa bibliográfica não se limitou à mera repetição do que já foi publicado sobre o assunto. Neste sentido, propiciou o exame da temática sob o aspecto do conceito e da definição. Concluímos que a vivênciana ginástica enriquece o vocabulário motor da criança e deve ser aliado ao conhecimento. A explicação conectada à experimentação das atividades dá sentido às mesmas, gerando um processo mais significativo, assim não corremos o risco da prática pela prática. Os conteúdos da Ginástica, traduzido nas formas básicas de locomoção, são para serem ensinados no processo de formação de crianças e jovens nas aulas de Educação Física escolar

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