Resumo

A ginástica hoje é compreendida como elemento da cultura corporal de movimento e, quando vivenciada dentro dessa perspectiva revela-se em um elemento fundamental na formação humana. Para tanto,o presente trabalho pretende relatar e discutir as impressões da experiência na implementação do projeto “Ginástica: arte estica” uma escola inserida no programa de educação de tempo integral “Mais Educação”, por meio da Secretaria de Educação do Município de AnanindeuaPará. Assim, partimos de contextualizar a ginástica dentro das pesquisas que apontam sua presença/ausência no contexto escolar, passando pela apresentação da proposta inicial do projeto e, em contrapartida, elencando os limites, possibilidades e superações em seu desenvolvimento. As atividades do projeto aconteceram no primeiro semestre do ano letivo de 2011, onde participaram os alunos do 1º ao 5º ano atendidos pelo programa de educação em tempo integral do Governo Federal. No projeto, as aulas foram organizadas através da proposta dos complexos temáticos, apresentando atividades que proporcionam diferentes vivências, confrontos, aprendizagem e desafios lançados a partir de problemáticas. Buscou-se enfatizar os principais elementos motores, expressivos, rítmicos comuns às diferentes modalidades ginásticas, onde todos puderam experimentar novas possibilidades de se movimentar, construir, em uma relação dialógica entre o individual e o coletivo, favorecendo a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências para a critica, ação e ressignificação da pratica da Ginástica. Acreditamos que a ginástica deve ser construída para além dos muros da escola sendo, portanto, desenvolvida como um conteúdo integrante da vida e pratica corporal e social humana. De modo geral, as experiências indicaram bons resultados dada a finalização do projeto. 

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