Resumo

A Ginástica, objeto de estudo desta pesquisa, faz parte dos conteúdos pertencente à cultura corporal de movimento e inserido em documentos oficiais tais como Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo do Estado de São Paulo. Após a realidade de mais de 20 anos de pesquisas apontando para um distanciamento do conteúdo Ginástica na Educação Física Escolar, esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as experiências com conteúdos gímnicos durante o Ensino Médio nas aulas de Educação Física, tendo como perspectiva a visão de alunos do 3º ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais na cidade de Rio Claro-SP. Participaram desta pesquisa 90 escolares oriundos de onze escolas estaduais da cidade através da técnica de questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas e posteriormente tratados por estatística descritiva. Como resultado, diferentemente do que apresentado em pesquisas anteriores, a ginástica na cidade de Rio Claro -SP vem sendo contemplada nas aulas de Educação Física escolar (53%), porém esse valor ainda é alarmante já que quase metade (47%) dos jovens entrevistados julgam nunca ter tido contato nesse contexto de formação. Sobre os conteúdos ginásticos desenvolvidos nessas aulas de Educação Física, os de maior evidência são os de ginástica de condicionamento, seguido por ginástica de conscientização corporal e ginástica geral. Em relação aos materiais os mais utilizados são os colchonetes, cordas e colchões, materiais normalmente utilizados em aulas voltadas para o condicionamento físico, o que corrobora o conteúdo de maior incidência. Conclui-se, portanto que os alunos nessa cidade são contemplados pelos conteúdos ginásticos em sua grade curricular, dado este que se diferencia de pesquisas anteriores, realizadas em outras cidades de São Paulo. Uma possível justificativa ou influência para essa mudança é a implementação do Currículo do Estado de São Paulo que desde 2008 se faz presente nas escolas estaduais de São Paulo. Notamos também que não somente o material e a infraestrutura, mas o método e o posicionamento do professor são extremamente importantes, uma vez que, como observamos é essa mediação entre conteúdo e aluno que irá determinar se o mesmo terá relevância na vida do estudante.

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