Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento da Ginástica Escolar (GE) nos cursos de licenciatura em Educação Física das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Especificamente buscou-se: a) Analisar a disciplina GE, estudando também a carga horária, seu desdobramento em outras, semestres letivos em que são ofertadas; b) Identificar nessa disciplina seus conteúdos; c) Verificar se a GE é tratada em outras atividades pedagógicas nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UF-RS), tais como projetos de ensino, pesquisa e de extensão universitárias; d) Examinar os currículos dos docentes de GE disponíveis na plataforma Lattes, focando em suas formações, projetos e produção científica na área. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa com um delineamento descritivo-exploratório, do tipo multicasos, em que o universo estudado foram os cursos de licenciatura em Educação Física das cinco UF-RS. Como fonte e instrumento de dados utilizou-se análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos, e entrevistas com os coordenadores dos cursos de graduação e com os professores da disciplina GE. A coleta de dados ocorreu de maio a novembro de dois mil e treze. A partir dos dados coletados utilizou-se análise de conteúdo, com o objetivo de categorizá-los seguindo as indicações de Bardin (1977). O estudo constatou que as disciplinas de GE representam 1.6% dos currículos pesquisado. Além disso, esse conteúdo compreende 3,1% da carga horária total dos cursos. O desdobramento da GE é disponibilizado em dois cursos, sendo que eles pertencem à mesma universidade. As disciplinas são ofertadas do primeiro ao oitavo semestre. Os conteúdos são coerentes com os esperados para disciplina gímnica. A produção científica relacionada à temática é pequena. Também foi possível diagnosticar a inexistência de projetos de ensino e extensão centrados na GE. Efetivou-se que três professores já possuem a titulação de doutor. Sendo que apenas uma tese tratou da GE. Nenhum professor que leciona a disciplina de GE coordena ou participa de projetos de ensino e extensão tematizando a GE. Com relação a projeto de pesquisa um professor não tem envolvimento. Conclui-se que essa baixa representatividade da GE nas atividades dos currículos pesquisados, pode ter influência direta com a realidade do âmbito escolar.

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