A Ginástica Para Todos nas Aulas de Educação Física: Um Estudo de Caso
Por Thyago Thacyano de Souza dos Santos (Autor), Juliana Nogueira Pontes Nobre (Autor), Claudia Mara Niquini, Priscila Lopes (Autor).
Em Conexões v. 16, n 4, 2018. Da página 450 a 467
Resumo
A presente pesquisa, fruto de uma análise documental, buscou apreender a presença do conteúdo Ginástica em aulas de Educação Física (EF) de uma específica escola e realidade. Destacamos as possibilidades de todas as modalidades de ginástica estar presentes no espaço escolar, realçando a Ginástica Para Todos (GPT) como mais próxima às características da escola, devido aos movimentos gímnicos que podem ser transformados atribuindo novos significados às modalidades que apresentam regras rígidas e pré-determinadas, às possibilidades de adaptações estruturais, a riqueza do processo de construção coreográfica, a promoção da criatividade, da inclusão, dentre outros aspectos. Foram analisados diários de aulas de EF referentes ao ano 2017 (Ensino Fundamental e Médio) e os resultados demonstraram que a ginástica foi trabalhada nas turmas de 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio, sendo a GPT a única prática gímnica abordada. No Ensino Fundamental, foram desenvolvidos alguns elementos gímnicos básicos e composição coreográfica, enquanto que no Ensino Médio, a ginástica aparece como tema para seminários. Consideramos que a escola desenvolve a GPT e sugerimos a realização de pesquisas mais aprofundadas para compreender como tais aulas são desenvolvidas e os motivos de outras modalidades não aparecerem nos específicos registros.
Referências
AMORIM, Lucia; LOPES, Priscila. O conceito de ginástica na proposta curricular de Minas Gerais. 15 a 18 outubro, 2014. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, São Paulo, SP. Anais (on-line). São Paulo: Campinas, SP: UNICAMP/FEF: SESC, 2014 Disponível em: https://www.forumgpt.com/2018/arquivos/anais/07-forum-internacional-de-ginastica-geral-2014.pdf. Acesso em: 12 jun. 2018.
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e Educação Física escolar. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BRACHT, Valter. A Educação Física no Ensino Fundamental. 2010. In: SEMINÁRIO NACIONAL, : CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 1., 2010, Belo Horizonte Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7170-3-6-educacao-fisica-ensinofundamental-walter-bracht/file. Acesso em: 12 jun. 2018.
CARBINATTO, Michele Viviene, ZAGHI, Flávio; SIMÕES, Regina Maria Rivogatti. Ginástica nas escolas de Minas Gerais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 7., 2014, São Paulo, SP. Anais (on-line). São Paulo: Campinas, SP: UNICAMP/FEF: SESC, Disponível em: https://www.forumgpt.com/2018/arquivos/anais/07-forum-internacional-de-ginastica-geral-2014.pdf. Acesso em: 12 jun. 2018.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
CORREIA, Walter Roberto. Educação física escolar: o currículo como oportunidade histórica. Revista brasileira da educação física e do esporte, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 831-836, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v30n3/1807-5509-rbefe-30-03-0831.pdf.
COSTA, Andrize Ramires. et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor?. Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648071.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
FENSTENSEIFER, Paulo Evaldo; GONZALEZ, Fernando Jaime. Entre o “Não mais” e o “Ainda não”: pensando saídas do não lugar da Educação Física escolar II. Cadernos de formação RBCE, Campinas: Autores Associados, 2010. p. 10-21. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/978/561.
GOMES, Nayara do Socorro, GONÇALVES, Edvânia da Silva. Ginástica na educação física escolar: reflexões acerca da estrutura organizacional de seus conteúdos. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2014.
LOPES, Priscila et al. Ginástica Para Todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Conexões, Campinas, v. 13, n. Especial, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637581.
LOPES, Priscila; NIQUINI, Cláudia Mara. O conteúdo da ginástica durante a educação física escolar: uma análise a partir de ingressantes do curso de licenciatura em educação física. In: FÓRUM INTERNCAIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 7., 2014. Campinas. Anais... Campinas, 2014, p. 221-229. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2018/arquivos/anais/07-forum-internacional-de-ginastica-geral-2014.pdf.
LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para Todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS E DANÇA NO CENTRO-OESTE, 7., 2017, Goiânia. Anais… Goiânia, 2017, p. 1-20.
MARCASSA, Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/94/2379.
MERIDA, Fernanda Vieira. Fundamentos da Ginástica Acrobática. In: NUNOMURA, Myrian (Org.) Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.
NISTA-PICCOLO, Vilma Leni; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012a.
NISTA-PICCOLO, Vilma Leni; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte como conhecimento e prática nos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012b.
NISTA-PICCOLO, Vilma Leni; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte para a vida no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2012c.
PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. Educação Física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. 2. ed. Londrina: Eduel, 2010.
PEREIRA, Ana Maria; CESÁRIO, Marilene. A ginástica nas aulas de educação física: o “aquecimento corporal” em questão. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 637-649, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12536.
PEREIRA, Flávio Medeiros. A favor da ginástica no cotidiano da educação física no ensino médio. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 11, n. 2, p. 47-58, 2012. Disponível em: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/838.
RUSSEL, Keith. Gymnastics Foundations. Saskatoon: Ruschkin Publishing, 2010.
SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A ginástica vai à escola. Movimento, Porto Alegre v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572.
SERON, Taiza Daniela et al. A ginástica na Educação Física escolar e o ensino aberto. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 18, n. 2, p.115-125, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3268.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes europeias e Brasil. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2001.
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1979. 163f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da Ginástica Para Todos. In: NUNOMURA, Myrian (Org.) Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.
VENÂNCIO, Luciana; CARREIRO, Eduardo Augusto. Ginástica. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.