A Ginástica Para Todos nas Aulas de Educação Física: Um Estudo de Caso
Por Thyago Thacyano de Souza dos Santos (Autor), Juliana Nogueira Pontes Nobre (Autor), Cláudia Mara Niquini (Autor), Priscila Lopes (Autor).
Resumo
Segundo os Conteúdos Básicos Comuns, documento oficial do governo de Minas Gerais (MG) que orienta a educação mineira, a ginástica faz parte do currículo da Educação Física (EF). Esses documentos direcionam e orientam professores em relação aos conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidos nas aulas durante o ano letivo (CBC, 2007). No caso da EF, a proposta organiza esta unidade curricular em quatro eixos temáticos: esportes; jogos e brincadeiras com os temas jogos populares, esportivos, de raquete, de salão e capoeira; ginástica, com os temas, ginástica geral, ginástica de solo e movimentos acrobáticos; dança e movimentos expressivos. No entanto, no que tange a ginástica, a presença desses documentos não tem garantido a efetivi