A Ginástica Para Todos no Interior Goiano: Reflexões Sobre o VII Festival de Ginástica da Rede Municipal de Ensino de Anápolis
Por Marcos Vinícius Guimarães de Paula (Autor), Denise Moreira Cravo Linhares (Autor), Glaucy da Silva Inácio Pedrosa (Autor), Livia Alessandra de Carvalho Teles (Autor).
Resumo
Resumo
Este estudo analisou o VII festival de ginástica da rede municipal de ensino de Anápolis-Goiás, bem como as percepções dos professores de Educação Física participantes a respeito da ginástica e desse evento. Foi feita uma pesquisa descritiva, de corte transversal e com abordagem mista, sendo realizado um levantamento por amostragem e também aplicado um questionário com perguntas abertas. O estudo revelou que: a participação dos estudantes do sexo feminino foi majoritária, a participação dos professores do sexo masculino foi pequena, houve predominância da Ginástica Para Todos (GPT) nas apresentações, o figurino foi um grande destaque e ainda que a maioria dos docentes acreditam que a ginástica e o festival valorizam a multidimensionalidade dos corpos dos educandos. Infere-se que a ginástica desenvolvida na rede anapolina está ajudando a fortalecer a GPT, expandindo seus territórios.
Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, v. 21, n. 2, pp. 513-518, 2013.
CAMPOS, Rosângela Soares e colaboradores. A composição do figurino no grupo de Ginástica para todos “Cignus”. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: EdUEG, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IWAMOTO, Thiago Camargo e colaboradores. Ginástica para todos e as possibilidades de materiais adaptados e alternativos para a prática pedagógica e construção coreográfica. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: EdUEG, 2016.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de e colaboradores. Construindo uma ginástica para todos em Goiás: a proposta do grupo universitário Cignus. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: EdUEG, 2016.
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 6, n. 1, p. 27-35, 2007.
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de; LOURDES, Luiz Fernando Costa de. Ginástica Geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a prática, v.7, n.2, p. 221-230, 2004.
PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, 2016.
PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de; SUANNO, João Henrique; TELES, Livia Alessandra de Carvalho. Repensando o discurso sexista aplicado às práticas corporais: por uma educação física escolar que liberta o corpo. Revista Anápolis digital, v. 7, n. 3, p. 1-12, 2018.
RAY, Joshua L.; SMITH, Anne D. Using photographs to research organizations: evidence, considerations, and application in a field study. Organizational Research Metods, v. 15, n. 2, p. 288-315, 2012.
SANTOS, Patrícia Lessa dos. A imagem enquanto fonte de pesquisa: a fotografia publicitária. Iniciação científica Cesumar, v. 2, n. 2, p. 63-68, ago./ dez., 2000.
TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi; GOUVEIA, Carlos Ramos. In: NUNOMURA, Myrian; TSUKAMOTO, Mariana Harumi (Orgs.). Fundamentos das ginásticas. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2009.