Resumo

Resumo

Este estudo analisou o VII festival de ginástica da rede municipal de ensino de Anápolis-Goiás, bem como as percepções dos professores de Educação Física participantes a respeito da ginástica e desse evento. Foi feita uma pesquisa descritiva, de corte transversal e com abordagem mista, sendo realizado um levantamento por amostragem e também aplicado um questionário com perguntas abertas. O estudo revelou que: a participação dos estudantes do sexo feminino foi majoritária, a participação dos professores do sexo masculino foi pequena, houve predominância da Ginástica Para Todos (GPT) nas apresentações, o figurino foi um grande destaque e ainda que a maioria dos docentes acreditam que a ginástica e o festival valorizam a multidimensionalidade dos corpos dos educandos. Infere-se que a ginástica desenvolvida na rede anapolina está ajudando a fortalecer a GPT, expandindo seus territórios.

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2007.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, v. 21, n. 2, pp. 513-518, 2013.

CAMPOS, Rosângela Soares e colaboradores. A composição do figurino no grupo de Ginástica para todos “Cignus”. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: EdUEG, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IWAMOTO, Thiago Camargo e colaboradores. Ginástica para todos e as possibilidades de materiais adaptados e alternativos para a prática pedagógica e construção coreográfica. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: EdUEG, 2016.

OLIVEIRA, Michelle Ferreira de e colaboradores. Construindo uma ginástica para todos em Goiás: a proposta do grupo universitário Cignus. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Orgs.). Ginástica para todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis, GO: EdUEG, 2016.

OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Ginástica para todos: perspectivas no contexto do lazer. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 6, n. 1, p. 27-35, 2007.

OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de; LOURDES, Luiz Fernando Costa de. Ginástica Geral na escola: uma proposta metodológica. Pensar a prática, v.7, n.2, p. 221-230, 2004.

PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, 2016.

PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de; SUANNO, João Henrique; TELES, Livia Alessandra de Carvalho. Repensando o discurso sexista aplicado às práticas corporais: por uma educação física escolar que liberta o corpo. Revista Anápolis digital, v. 7, n. 3, p. 1-12, 2018.

RAY, Joshua L.; SMITH, Anne D. Using photographs to research organizations: evidence, considerations, and application in a field study. Organizational Research Metods, v. 15, n. 2, p. 288-315, 2012.

SANTOS, Patrícia Lessa dos. A imagem enquanto fonte de pesquisa: a fotografia publicitária. Iniciação científica Cesumar, v. 2, n. 2, p. 63-68, ago./ dez., 2000.

TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi; GOUVEIA, Carlos Ramos. In: NUNOMURA, Myrian; TSUKAMOTO, Mariana Harumi (Orgs.). Fundamentos das ginásticas. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2009.

Acessar