Resumo

O presente estudo teve como objetivo configurar uma proposta didático-pedagógica para o ensino da disciplina de ginástica do curso de graduação em Educação Física, da UFSM. Partimos do pressuposto de que o ser humano se relaciona com o mundo através do seu "se-movimentar". Atualmente, percebemos que as experiências de movimento que estão sendo privilegiadas nas aulas de Educação Física tem um caráter esportivo visando o rendimento, a competição e a aprendizagem de um movimento pré-determinado. Procurando ampliar essa idéia unilateral, num primeiro momento delineamos nossa compreensão de ser humano, de educação e "se-movimentar". Abordamos questões referentes à ginástica e sua história no contexto educacional brasileiro e em relação as propostas de ensino desse conteúdo. Num segundo momento, investigamos a realidade concreta através da ACG "Ginástica Pedagógica" onde foi desenvolvido uma proposta de ginástica fundamentada nos pressupostos pedagógicos. Para obtermos as informações utilizamos dois questionários com os alunos, entrevista com o professor e filmagem das aulas. A análise foi feita através do método da triangulação adotando-se o método de resenha estabelecendo as relações com o referencial teórico e o método da codificação. A seguir configuramos procedimentos didático-metodológicos para a ginástica a partir da concepção de ginástica pedagógica no sentido de ampliar as possibilidades do "se-movimentar". Percebemos que, através da problematização das situações de ensino-aprendizagem, o aluno vivencia diferentes experiências atribuindo diferentes significados aos materiais e ao "se-movimentar" a partir do seu mundo de movimento. Podemos concluir que a disciplina de ginástica pode trabalhar na perspectiva da ginástica pedagógica organizando e planejando aulas baseadas nesta proposta para que se possa ampliar e contribuir na construção do conhecimento. Desta forma, foi propiciado aos acadêmicos experiências onde pudessem relacionar os pressupostos da teoria na prática pedagógica.

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