A ginástica rítmica como espaço de valorização dos saberes das crianças

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 4 . páginas 96 - 107

Resumo

Se a experiência é o que nos passa, nos acontece e nos toca, se desejamos que nossas aulas sejam elaborações únicas que valorizam as diversas formas de existir, se almejamos reelaborações da nossa existência no encontro com a diferença, se ansiamos compreender e viver a arte do cuidado de si, precisamos nos aventurar em outras possibilidades pedagógicas que nos transpassam de maneira única, oportunizando voz, vez e legitimação dos saberes das crianças. Este relato arrisca traduzir em palavras a tematização de ginásticas rítmica e o processo artístico de 9 turmas (5 turmas de 1.os anos; 4 turmas de 2.os anos e 1 turma de 3.º ano) da EPG Dorcelina de Oliveira Folador, escola da região do bairro dos Pimentas, na cidade de Guarulhos, entre os meses de agosto a novembro de 2022. No ano de 2022, o projeto pedagógico da unidade escolar teve como título Dorcelina ativa. Dentre os princípios, despontava valorizar os diversos saberes da comunidade escolar. O mapeamento organizado no início do ano letivo mostrou um pequeno grupo de alunas que participavam de práticas corporais de ginásticas, entre essas, ginástica rítmica. Durante o primeiro semestre do referido ano letivo, com estas turmas, tematizamos o parkour, as estudantes que participam da ginástica rítmica demonstravam toda sua corporeidade entre as duas práticas corporais, tendo facilidade para as vivências propostas para esta temática.