Resumo

Realizou-se esta pesquisa com o intuito de apontar a importância da Ginástica Rítmica Desportiva para o desenvolvimento do individuo, bem como investigar sua realidade e possibilidade na transmissão, aquisição e operacionalização desse conhecimento junto a docentes, acadêmicos e egressos. Caracterizou-se por uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, para a qual foram utilizados entrevistas semi-estruturadas realizadas com 4 professoras docentes de 4 universidades públicas do estado do paraná, 8 professores egressos que se formaram nestas respectivas instituições e atuam nas escolas de 1º e 2 º grau e questionário aplicado a 40 academicos que sursam a disciplina de GRD nas respectivas instituições pesquisadas. Após a coleta e análise dos dados com orientação de TRIVIÑOS (1987) e BARDIN (1994), conclui-se que apesar dos conteúdos da GRD serem importantes e portanto contribuírem para o desenvolvimento do individuo, na perspectiva da amostra pesquisada, o mesmo não é trabalhado ns escolas de 1º e 2º grau em função de um possível desconhecimento da disciplina pelos acadêmicos; há ainda o fato da mesma ser uma modalidade esportiva a nível de competições oficiais somente para o sexo feminino, dificultando a prática desses conteúdos, apresentar uma característica muito técnica no processo ensino-aprendizagem em função da bibliografia que subsidia o processo de transmissão-aquisição a nível de formação acadêmica. Este estudo não pretende ser conclusivo, mas fomentador de novas pesquisas e encaminhamentos para a GRD, enquanto disciplina ministrada na graduação, enquanto modalidade esportiva de competição, enquanto conteúdo das aulas de educação física de 1º e 2º grau, centros esportivos, clubes e praças públicas.

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