A Globalização do Futebol Americano: os Impactos nas Práticas Culturais e a Disseminação Pelos Meios Midiáticos no Brasil

Por: Alejandro Pérez-duarte Fernández, Astreia Soares Batista e Luiz Eduardo de Carvalho Alves.

43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Os fãs de futebol americano no Brasil passaram a demonstrar interesse pela modalidade, principalmente, sob influência das plataformas midiáticas. Essas ferramentas chegam aos fãs principalmente pelos processos globalizantes de disseminação cultural, econômica, política e social ocorrendo no planeta. A discussão dos fatores midiáticos como um dos principais elementos que influenciam o fã brasileiro a gostar de futebol americano se dá como resultado de entrevistas semiestruturadas com esses fãs e por meio de etnografia virtual realizada em uma comunidade online no Facebook. Conclui-se que a interação cultural e os processos intrínsecos à globalização muito são resultantes da ação dos complexos midiáticos e de comunicação, integrando processos culturais. É por meio delas que os fãs passam a conhecer e a compreender a modalidade, e a construir-se como torcedores.

Endereço: https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/2019

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.