Resumo

Introdução: A formação de treinadores esportivos envolve processos de aprendizagens dialéticos entre os contextos socioculturais em que estes se inserem e a cultura de conhecimento prévia de cada sujeito. Dentre tais interações que compõem o processo contínuo de tornar-se treinador, por sua vez, encontra-se o acúmulo primário de uma bagagem familiar composta por capitais sociais, econômicos e, principalmente, culturais. Assim, a posse de uma herança cultural familiar pelos treinadores, sobretudo em um contexto de alta seletividade como é aquele apresentado pelo alto rendimento do futsal brasileiro, configuraria a distinção entre os seus detentores e aqueles cujos sistemas de ação, percepção e apreciação desta prática não contariam, na sua ausência, com equivalente legitimidade. Objetivo: Identificar a posse da herança cultural familiar na formação de treinadores de alto rendimento da Liga Nacional de Futsal (LNF). Metodologia: A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas presenciais semiestruturadas com três treinadores que conquistaram o título da LNF, respeitando-se seus consentimentos e procedimentos éticos de pesquisa com seres humanos. A análise destes discursos foi feita por meio da Análise Temática.Resultados: Foram elementos constituintes da posse de uma herança cultural familiar a emergência de temas como a incidência de familiares com contato prévio com o futebol ou futsal, o caráter prático e informal dos modos de aprendizagens vivenciados e a percepção sobre a influência destas experiências em suas decisões de se tornarem treinadores. Conclusão: A partir dos temas elencados, conclui-se que a posse de oportunidades de aprendizagens privilegiadas em relação ao futsal representou, para estes treinadores, vantagens decisivas no contato proporcionado com esta prática e às futuras decisões em se tornarem, dela, treinadores. Sugere-se, assim, que a análise da herança cultural familiar componha-se objeto relevante de estudo considerando o seu caráter usualmente oculto nas aprendizagens inerentes aos processos de formação vivenciados por treinadores esportivos

Acessar