A Herança Cultural Familiar na Formação dos Treinadores da Liga Nacional de Futsal Masculina
Por Murilo dos Reis Morbi (Autor), Jéssica dos Anjos Januário (Autor), Renato Francisco Rodrigues Marques (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: A formação de treinadores esportivos envolve processos de aprendizagens dialéticos entre os contextos socioculturais em que estes se inserem e a cultura de conhecimento prévia de cada sujeito. Dentre tais interações que compõem o processo contínuo de tornar-se treinador, por sua vez, encontra-se o acúmulo primário de uma bagagem familiar composta por capitais sociais, econômicos e, principalmente, culturais. Assim, a posse de uma herança cultural familiar pelos treinadores, sobretudo em um contexto de alta seletividade como é aquele apresentado pelo alto rendimento do futsal brasileiro, configuraria a distinção entre os seus detentores e aqueles cujos sistemas de ação, percepção e apreciação desta prática não contariam, na sua ausência, com equivalente legitimidade. Objetivo: Identificar a posse da herança cultural familiar na formação de treinadores de alto rendimento da Liga Nacional de Futsal (LNF). Metodologia: A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas presenciais semiestruturadas com três treinadores que conquistaram o título da LNF, respeitando-se seus consentimentos e procedimentos éticos de pesquisa com seres humanos. A análise destes discursos foi feita por meio da Análise Temática.Resultados: Foram elementos constituintes da posse de uma herança cultural familiar a emergência de temas como a incidência de familiares com contato prévio com o futebol ou futsal, o caráter prático e informal dos modos de aprendizagens vivenciados e a percepção sobre a influência destas experiências em suas decisões de se tornarem treinadores. Conclusão: A partir dos temas elencados, conclui-se que a posse de oportunidades de aprendizagens privilegiadas em relação ao futsal representou, para estes treinadores, vantagens decisivas no contato proporcionado com esta prática e às futuras decisões em se tornarem, dela, treinadores. Sugere-se, assim, que a análise da herança cultural familiar componha-se objeto relevante de estudo considerando o seu caráter usualmente oculto nas aprendizagens inerentes aos processos de formação vivenciados por treinadores esportivos