A História Contada Através das Paredes: o Espaço do Movimento na Educação Integral do Município de Curitiba
Por Emilia Devantel Hercules (Autor), Fernando Renato Cavichiolli (Autor), Caroline Costa Picetskei (Autor), Isabelle Plociniak Costa (Autor).
Em XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
Este estudo tem como objetivo evidenciar como as estruturas escolares construídas durante décadas no município de Curitiba contam a história dos percursos do trabalho corporal desenvolvido nesses espaços. Foi realizado um estudo documental a partir de fotos e documentos da Rede Municipal de Educação de Curitiba que evidenciam a história da educação de tempo integral e dos princípios adotados para o trabalho com a Educação Física. Durante os estudos foi possível perceber a importância das políticas de governo inseridas no contexto educacional e esportivo. O primeiro relato de escola integral apresentou uma proposta organizacional associativa, na qual formavam-se clubes sociais e inseria-se mais na formação da comunidade e do que dos estudantes (CURITIBA, 2010). Com mudanças de gestões a prefeitura interrompeu o atendimento por 18 anos, sendo retomado em 1986 com novas estruturas e metodologias. Essas escolas possuíam espaços externos avantajados e um ginásio esportivo. Eram organizadas em atividades diárias com distribuição de disciplinas e outras atividades no período de oito horas. A perspectiva mais marcante para a educação em tempo integral, data de 1989-1992, quando foram implantados os Centros de Educação Integral (CEIs). Período no qual foram adaptados vinte e nove escolas na cidade e implantou-se o currículo pautado nas culturas. É esse trabalho que marca a entrada da “cultura corporal” no município de Curitiba. A estrutura construída destinava um local específico para a prática corporal. Essa perspectiva, a partir de 2006, passa a ser adotada pela Educação Física curricular permanecendo até a atualidade (CURITIBA, 2006/2016). Outro marco acontece no início dos 2000, projetos de diversas secretarias municipais foram extintos e seus espaços foram anexados a escolas configurando-se em espaços para atendimento de tempo integral, são quase improvisados e dificultam o trabalho da prática corporal. Em 2006, aparece a metodologia das Práticas de Movimento e Iniciação Esportiva, que perdura até 2017. Os espaços demonstram que havia uma preocupação com as práticas corporais e esportivas até certo momento histórico e que nem mesmo uma organização curricular posterior foi capaz de corrigir o processo que ignorou a prática esportiva e corporal na educação integral.
Referências
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: versão preliminar. Curitiba, 2016.
_____. Boletim Casa Romário Martins. Memória da Rede Municipal de Ensino de Curitiba 1983-1998. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, v. 33, n 143. 2010 (Memória Institucional).
_____. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, vol. 3. Curitiba, 2006.
SAMPIERI, Roberto Hernández. COLLADO, Carlos Fernández. LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre. Penso, 2013.