Resumo
A sociedade contemporânea apresenta-se fortemente alicerçada no uso e no desenvolvimento das tecnologias que, em uma de suas vertentes, apresentam-se na forma de rápidas e potentes mídias de informação e comunicação. Essa realidade, como não poderia deixar de ser, influencia também o campo da Educação: livros, jornais, televisão, vídeo, computador, equipamentos pedagógicos diversos e sistemas educacionais, entre outros, apresentam-se como mídias de potencial educativo, tanto dentro quanto fora da escola. Entretanto, segundo pesquisa com alunos de ensino médio da própria rede pública paulista, a prática de sala de aula mediada pelos professores da rede estadual ainda parece estar muito pouco apoiada nos diversos recursos midiáticos e tecnológicos disponíveis. Em particular, grandes programas dentro do campo de Ensino de Física, que incluíram uso de materiais de apoio didático e formação docente, podem ter ajudado a descobrir novos caminhos para o ensino, mas certamente não foram capazes de transformar significativamente a prática docente. A proposta deste trabalho é partir de uma abordagem histórica para tentar vislumbrar por que isso ocorre, apoiando-se na opinião de especialistas que desempenharam importante papel na implementação de programas nessa área e buscando analisar causas para além das mais óbvias, tais como as deficiências na formação acadêmica do professor da escola média.